O CEO do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, refutou a ideia de que o SUV Boreal seja apenas uma adaptação do Dacia Bigster para o mercado brasileiro. "Ele tem design completamente diferente. O interior também. É outro carro", afirmou o executivo em jantar com jornalistas, do qual o WM1 foi o único veículo de imprensa brasileiro presente.
O Boreal será apresentado globalmente no dia 10 de julho, na cidade de São Paulo (SP). Segundo Cambolive, será o modelo mais moderno da história da Renault a ser produzido no Brasil, na fábrica localizada em São José dos Pinhais (PR), a partir do segundo semestre de 2025. Parte da produção será destinada à exportação para o mercado latino-americano, e o SUV será comercializado em 70 países ao todo.
Havia a expectativa de que o Boreal tivesse um projeto mais alinhado ao do Bigster, a exemplo do que ocorre com o Kardian em relação ao Sandero Stepway europeu. No entanto, apenas o porte dos utilitários é semelhante, já que ambos usam a plataforma CMF-B (chamada no Brasil de RGMP). Assim, podemos esperar um veículo com 4,60 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e um porta-malas com capacidade superior a 550 litros.
Uma fonte ligada à Renault informou ao WM1 que os únicos componentes em comum entre Boreal e Bigster são os vidros.
Já o conjunto mecânico terá como base o motor 1.3 turboflex de três cilindros desenvolvido pela Horse, empresa do Grupo Renault. É o mesmo propulsor de 165 cv (HR13) que equipa o Duster nacional, combinado a uma transmissão automática CVT que simula oito marchas.
Em design, apenas a solução de maçanetas traseiras embutidas na coluna deve ser mantida em relação ao Bigster, que é essencialmente uma versão alongada do Duster europeu.
A dianteira do Boreal deve seguir a identidade visual da marca, com faróis afilados, grade ampla e para-choque com linhas horizontais, características presentes em SUVs como Austral, Espace e Rafale.
Na traseira, a expectativa é que tenha linhas marcantes e lanternas delgadas, inspiradas no SUV compacto Symbioz.
Aproveite também:
Em relação ao interior, ainda há poucas informações. Caso siga o padrão dos modelos mais recentes da Renault — superiores aos da Dacia em acabamento —, podemos esperar uma cabine espaçosa, com console central elevado e telas digitais voltadas para o motorista. No Brasil, o Megane E-Tech representa bem essa proposta.
O Boreal será a estreia da Renault no segmento "C" no Brasil - que é capitaneado por Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e Caoa Chery Tiggo 7.
A Webmotors é parceira oficial do "F1, o Filme" no Brasil. Então, se você, assim como nós do WM1, é fanático por velocidade e pela principal categoria do esporte a motor no mundo, não deixe de ir aos cinemas a partir do dia 26 de junho e acompanhar a obra cinematográfica mais aguardada dos últimos anos. O filme é uma produção da Apple Original Films, é distribuído pela Warner Bros. Pictures e tem como protagonista ninguém menos que Brad Pitt.



Email enviado com sucesso!