Renault Kardian é 5 estrelas em segurança

SUV da fabricado em São José dos Pinhais (PR) evoluiu em relação ao teste anterior do Latin NCAP, quando foi 4 estrelas

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Redação WM1
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O Renault Kardian conquistou cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP. O resultado representa um avanço em comparação com a avaliação anterior, realizada em 2024, quando o modelo obteve quatro estrelas.

Para atingir a pontuação máxima, o Kardian passou por atualizações. A principal novidade foi a incorporação do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), que obteve pontuação máxima nos testes e cumpriu todos os requisitos de disponibilidade.

Além disso, o SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, enquanto o AEB está disponível como opcional.

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Nos testes mais recentes, o Kardian registrou 83,41% em proteção para ocupantes adultos, 82,92% para ocupantes infantis, 72,96% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis, e 83,78% em assistência à segurança.

    O Latin NCAP avaliou o Kardian em diversos cenários: impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, proteção contra chicotada cervical, proteção a pedestres e sistemas de assistência como AEB urbano, interurbano e VRU. O impacto frontal mostrou estrutura estável, embora com área dos pés instável e proteção marginal para o peito do motorista.

    Renault Kardian havia tirado quatro estrelas no último testes do Latin NCAP
    Crédito: Divulgação
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    No impacto lateral, o desempenho foi positivo por conta dos airbags laterais e de cortina, garantindo proteção adequada para o peito e boa para o restante do corpo. Já no teste de impacto lateral de poste, a proteção para o peito do adulto foi considerada marginal.

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      Novas tecnologias de segurança, como Frenagem Autônoma de Emergência, ajudaram o Kardian
      Crédito: Divulgação
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      Para ocupantes infantis, os dummies (bonecos utilizados nos testes de colisão) foram instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais, e apresentaram boa proteção geral.

      A proteção para pedestres foi classificada como geralmente boa para a cabeça, mas fraca em áreas como para-brisa e pilares A, além de desempenho fraco para a parte superior das pernas.

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