- Brasília ultrapassa São Paulo e se torna a nova líder nacional em vendas de veículos eletrificados leves, puxada pelos modelos plug-in;
- Eletrificados alcançaram 9,3% de participação no mercado nacional em novembro;
- Crescimento desigual entre tecnologias: PHEV avançam, BEV oscilam, híbridos convencionais sobem e micro-híbridos registram queda acentuada.
Pela primeira vez, desde 2012, quando a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) iniciou sua série histórica, São Paulo deixou de ser a cidade líder em vendas de veículos eletrificados leves. Em novembro a liderança foi assumida por Brasília, onde 2.413 unidades foram emplacadas em novembro - apenas 14 unidades a mais que a capital paulista.
Esse resultado surpreende, mas confirma um movimento que a própria ABVE Data já vinha sinalizando: a eletromobilidade está se espalhando para além do tradicional eixo Sudeste–Sul, ganhando força especialmente no Centro-Oeste e no Nordeste.
Eletrificados se espalham pelo Brasil
O avanço das vendas na capital federal está diretamente ligado ao forte apelo local dos veículos plug-in. Dos 2.413 eletrificados vendidos em Brasília no mês passado, 87,4% (ou 2.109 unidades) eram modelos com recarga externa — BEV ou PHEV.
Além disso, os eletrificados representaram 35% do total de veículos leves vendidos em Brasília em novembro, o maior índice do país.
Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o desempenho da cidade é reflexo de uma política clara de incentivo ao carro elétrico, como a isenção de IPVA. Segundo ele, o consumidor respondeu "de forma rápida e contundente", transformando Brasília na nova referência nacional da eletromobilidade.
Naturalmente as características topográficas e de vias de tráfego de Brasília também contribuíram: é uma cidade predominantemente plana e com longas avenidas.
Com a capital federal assumindo a liderança nacional, o mercado brasileiro ganha novos contornos. A expectativa da ABVE é que 2026 seja marcado por ainda mais diversidade geográfica, com fabricantes, distribuidores e gestores públicos atentos a esse deslocamento de demanda.
Mercado nacional: eletrificados mantêm ritmo e modelos plug-in continuam dominando
Em novembro, o mercado brasileiro de eletrificados leves emplacou 21.209 unidades, uma leve queda de 0,75% na comparação com outubro, mas um expressivo crescimento de 23,7% frente ao mesmo mês do ano passado.
A participação dos eletrificados no total de vendas de veículos leves chegou a 9,3%, contra 7,1% registrados em novembro de 2024.
Dentro deste contexto, os modelos plug-in continuam dominando o segmento. Em novembro as vendas ficaram da seguinte maneira:
- 79,9% dos eletrificados vendidos (16.943 unidades) foram BEV ou PHEV;
- 45,7% eram PHEV (9.680 unidades);
- 34,2% eram BEV 100% elétricos (7.263 unidades).
Os PHEV, inclusive, continuam firmes na liderança: as vendas 2,4% sobre outubro e 39,8% sobre novembro de 2024.
Os BEV tiveram queda de 9,1% ante outubro, mas avançaram 34,1% no comparativo anual.
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Híbridos sem recarga avançam, mas continuam minoria
Os híbridos tradicionais (HEV e HEV Flex) representaram 20,1% do total de eletrificados do mês, somando 4.266 unidades.
- HEV: 2.357 unidades (+8,8% em relação a outubro; +77,1% em relação a novembro 2024);
- HEV Flex: 1.909 unidades (+8,53% em relação a outubro; +22,7% em relação a novembro 2024).
Micro-híbridos recuam em novembro
Os micro-híbridos (MHEV) registraram queda significativa. Foram 4.906 unidades, uma retração de 23,1% frente a outubro.
- MHEV 12V: 3.339 unidades (68% do total), queda de 24,7%
- MHEV 48V: 1.567 unidades, queda de 19,6%
Resumo por tecnologia (novembro de 2025)
- PHEV – 9.680 (45,6%)
- BEV – 7.263 (34,2%)
- HEV – 2.357 (11,1%)
- HEV Flex – 1.909 (9,0%)
- Total – 21.209 eletrificados
Quais investimentos foram anunciados no Brasil?
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