Nasce o Bugatti Brouillard. Com isso, a marca francesa surpreende mais uma vez o mundo automotivo com o lançamento do primeiro modelo da recém-criada divisão Programme Solitaire.
A revelação ocorreu há algumas semanas, mas o carro foi mostrado pela primeira vez no evento The Quail, Califórnia, e marcou um novo capítulo em termos de exclusividade e personalização artesanal. Vale lembrar que a Bugatti deixou de pertencer ao Grupo Volkswagen em 2021, quando teve 55% de seus direitos adquiridos pela Rimac.
O nome Brouillard homenageia o cavalo puro-sangue que pertenceu a Ettore Bugatti, fundador da marca, e reflete uma inspiração nostálgica aliada à tecnologia de ponta. O modelo será único - só uma unidade foi produzida, construída do zero com atenção rigorosa aos detalhes.
Do ponto de vista estético, o Brouillard tem carroceria com perfil de cupê, entradas de ar integradas à lataria, teto com desenho aerodinâmico e aerofólio traseiro tipo "ducktail", que serve para melhorar a aparência e o desempenho aerodinâmico.
Sob o capô, o hipercarro mantém o clássico motor da marca: o W16 quadriturbo de 8.0 litros, capaz de gerar impressionantes 1.578 cv de potência.
Por dentro, traz o tema e a história simbólica do cavalo Brouillard: o console tem traços inspirados no animal; o seletor de marchas traz escultura alusiva; e painéis e bancos com bordados com várias referências ao animal.
Em termos de materiais, segundo a Bugatti, o modelo mescla fibra de carbono em tonalidade verde com alumínio polido, o que de fato complementa o visual luxuoso com a sensação artesanal.
A divisão Programme Solitaire representa um estágio além das já conhecidas personalizações da Bugatti, como por exemplo as da "Sur Mesure". Enquanto esta última oferece ajustes e elementos em modelos existentes, a Programme Solitaire vai mais longe e cria edições únicas que nascem para resgatar atributos históricos da marca, só que reinterpretados com os recursos mais recentes.
Com o Brouillard, a Bugatti, portanto, mais uma vez reafirma sua postura: não é só fabricante de hipercarros de alta performance, mas também curadora de legado, arte e exclusividade automotiva — para um público que busca não só velocidade, mas identidade e singularidade.



Email enviado com sucesso!