O primeiro carro nacional da BYD será o Dolphin Mini, que começará a ser feito em junho. A produção será feita na fábrica da marca em Camaçari (Bahia), que antigamente pertencia à Ford.
Quem confirmou o nascimento do primeiro carro nacional da empresa foi Stella Li, vice-presidente da BYD global e CEO da BYD Americas. A revelação aconteceu durante entrevista feita a jornalistas brasileiros na China. Os outros dois modelos com previsão de fabricação no Brasil - Dolphin e Song Pro - deverão surgir até o final do ano.
O Dolphin Mini será o primeiro a estrear, dentro de dois meses. Mas será montado em regime de CKD - quando as peças vêm prontas de fora e são apenas encaixadas aqui, portanto sem processos de construção ou de estamparia.
E com uma novidade importante. Conforme noticiado pelo WM1 em novembro do ano passado, o Dolphin Mini receberá ajustes na suspensão traseira. Excessivamente macia - o que agrada ao mercado chinês, mas não ao brasileiro -, ela acaba prejudicando o prazer ao volante.
Testes, análises e estudos foram feitos e reportados para a China, e portanto o processo de construção para a suspensão do Dolphin Mini brasileiro foi alterado.
O Dolphin, irmão maior, também terá novidades quando passar a ser feito por aqui. O novo desenho, apresentado nas últimas semanas no Salão de Xangai, deverá estrear com a produção nacional.
Outro que surgirá ainda em 2025 é o Song Pro híbrido flex, que anteriormente havia sido prometido para o primeiro semestre do ano.
Vale lembrar que a fábrica da BYD terá capacidade inicial para fazer até 150 mil veículos por ano - e também deverá exportar veículos para outros mercados da América Latina.