O canal de notícias da Webmotors

BYD vai fabricar mais um SUV híbrido no Brasil

SUV híbrido PHEV mais vendido do país se junta a Song Pro, King e Dolphin Mini e terá produção em Camaçari ainda em 2026

por André Deliberato

O BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in (PHEV) mais vendido do Brasil nos últimos anos, é mais um modelo da marca chinesa que passará a ser montado no complexo industrial de Camaçari (BA), ainda em 2026. Segundo a marca, essa decisão faz parte da estratégia da fabricante de nacionalizar a produção de seus modelos mais populares, o que amplia capacidade de atender à "grande demanda do mercado brasileiro". A notícia foi revelada nesta quinta-feira (8/1) pela própria BYD.


Veja também
Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:CG-160-FAN

A história do BYD Song Plus

Lançado em 2022 ao redor do mundo, o BYD Song Plus rapidamente se consolidou como um dos SUVs mais importantes entre os híbridos plug-in, acumulando milhares de unidades vendidas e assumindo o papel de líder absoluto do segmento.
Até então importado, ele será o quarto veículo fabricado na planta baiana, que já soma cerca de 20 mil unidades montadas em cerca de três meses de operação. Atualmente, a fábrica monta Dolphin Mini, King e Song Pro.

Estratégia de nacionalização

A BYD reforça que a produção local do Song Plus é um movimento natural dentro de sua estratégia de longo prazo para o país. A empresa afirma que investe fortemente na ampliação do complexo que pertencia à Ford, e que tem como objetivo alcançar capacidade de produção de 600 mil veículos por ano.
Dos R$ 5,5 bilhões previstos para essa fase de construção, de acordo com o comunicado da empresa, mais de R$ 3 bilhões já foram aplicados.
Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head comercial e de marketing da BYD, a nacionalização do Song Plus fortalecerá ainda mais a presença da marca no país.
"Trazer o Song Plus para a Bahia é um movimento natural e de total sentido para nossas estratégias de longo prazo. Estamos aumentando nossa gama de fornecedores brasileiros e gerando mais empregos e oportunidades regionais", afirma o executivo.

Produção e mercado internacional

Apesar de já ter sido substituído na China por novos modelos, o Song Plus ainda continuará em oferta por um bom tempo em mercados internacionais, o que inclui o Brasil.
A BYD explica que sua estratégia global varia conforme as especificidades de cada região, e no caso brasileiro, a manutenção do modelo faz sentido pela forte aceitação do público e pelo bom histórico de vendas.
A BYD ainda revelou que planeja ampliar ainda mais os aportes financeiros, com a meta de produção em larga escala. A empresa destacou também que o cliente brasileiro tem papel central em suas decisões, e que a regionalização de sua produção permitirá "preços mais competitivos".
Presente há mais de dez anos no Brasil, a BYD se tornou líder global em veículos movidos a novas energias, o que inclui elétricos e híbridos plug-in (PHEV). Além da atuação no setor automotivo, vale destacar que a marca também produz componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia.
No país, opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM), além do complexo de Camaçari (BA), que hoje é considerado o maior da empresa fora da Ásia.

O que isso significa?

A produção nacional do BYD Song Plus marca um novo capítulo na trajetória da marca no Brasil. Com histórico de liderança no segmento de híbridos plug-in, a nacionalização do SUV reforça a estratégia da BYD de consolidar sua presença no país por meio de modelos de sucesso com passaporte verde e amarelo.
O investimento bilionário em Camaçari (BA) e a meta de ampliar a capacidade produtiva demonstram, definitivamente, as grandes ambições da marca para o mercado brasileiro.

Saiba mais:

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas