BYD Dolphin Mini de olho em novas brigas no Brasil

Carro elétrico mais vendido do país não tem adversários em seu segmento; chegou a hora de buscar novos rivais?

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Marcelo Monegato
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O BYD Dolphin Mini está dominando o segmento dos veículos 100% elétricos no Brasil. Em 2024, o modelo importado da China já foi o carro elétrico mais vendido do país logo no seu ano de estreia. E atualmente, em 2025, também é o mais emplacado em sua categoria. E o que mais chama a atenção é que o pequenino faz isso com extrema facilidade.

Byd Dolphin Mini Webmotors (22)
O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Em 2024, o Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido do Brasil, com 21.946 unidades comercializadas. O segundo colocado, o "irmão" Dolphin, teve somente 15.201 unidades emplacadas - uma enorme diferença de  6.745 carros. Agora, nos dois primeiros meses do ano, o BYD de entrada já acumula 4.122 emplacamentos, frente 1.136 do Dolphin.

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Estes números deixam claro que o "Dolphinho" não tem adversários entre os veículos totalmente elétricos. Por isso nós fizemos a seguinte pergunta:  o Dolphin Mini pode brigar com veículos à combustão?

E a resposta é muito simples: ele já está brigando!

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Dolphin Mini acumulou 2.399 unidades em fevereiro, o que lhe garantiu o sétimo lugar entre os hatches mais comercializados, à frente de modelos como Honda City Hatch, Citroën C3, Peugeot 208 e Toyota Yaris Hatch.

No entanto, para brigar com "peixes graúdos" do segmento, como Fiat Mobi, Renault Kwid e Hyundai HB20, por exemplo, o Dolphin Mini terá que remar bastante. No mês passado, o Mobi cravou bons 5.549 emplacamentos, o Kwid anotou 4.908 e o HB20 registrou 4.561, números que mostram que o BYD precisa elevar seu desempenho.

O BYD Dolphin Mini é oferecido em duas versões no Brasil: para quatro ou cinco ocupantes
Crédito: Divulgação
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No entanto, se analisarmos o futuro do Dolphin Mini, podemos imaginar que o hatch 100% elétrico estará mais forte a partir do segundo semestre. E o principal motivo é que a marca chinesa já confirmou que o modelo será fabricado no Brasil ainda este ano, o que deverá aumentar de forma significativa a oferta do modelo nas concessionárias e, consequentemente, alavancar as vendas.

Vamos ver como o Dolphin Mini se comportará nos próximos meses. Vale lembrar que  que a BYD sempre trabalha com descontos agressivos em seus produtos e, recentemente, um novo lote de carros da marca desembarcou no Brasil.

Como é o BYD Dolphin Mini?

O Dolphin Mini é o modelo de entrada da BYD no mercado brasileiro. Desde o início de 2025, o preço parte de R$ 118.800 na opção para quatro pessoas, e de R$ 122.800 na versão para cinco ocupantes.

O subcompacto tem apenas 3,78 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,58 metro de altura, e até interessantes 2,50 metros de distância entre os eixos. O porta-malas tem capacidade para 230 litros - não é muito, mas está em sintonia com as dos demais hatches.

O BYD Dolphin Mini é 100% elétrico. Nas duas configurações o conjunto motriz é o mesmo:  um motor dianteiro que gera 75 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque. A bateria de 38 kWh proporciona autonomia de 280 quilômetros. A tração é dianteira.

 

Tags:BYD
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