BYD "abre" Camaçari e mostra o Song Pro flex

Evento teve participação do presidente Lula e marcou a revelação do 1º protótipo híbrido flex da marca feito no país

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André Deliberato
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Após uma série de atrasos, a BYD oficializou nesta quinta (9/10) o início das operações de sua fábrica em Camaçari (Bahia). Embora o anúncio da inauguração só tenha acontecido agora, a produção de veículos já estava em andamento desde setembro - dos modelos Song Pro, Dolphin Mini e King.

O evento, realizado nas instalações do complexo que pertencia à Ford, reuniu autoridades, executivos e convidados internacionais, além de jornalistas e representantes da indústria automotiva.

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Fábrica da BYD em Camaçari produzirá inicialmente os modelos Song Pro, Dolphin Mini e King
Crédito: Divulgação
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    A cerimônia também teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a importância da instalação da empresa no país como vetor de geração de empregos e de fortalecimento da indústria nacional.

    Outro ponto de destaque importante do evento foi a participação de Igor Calvet, o atual presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Sua presença sinaliza uma mudança de posicionamento da BYD, que por ora ainda faz parte da Abeifa, entidade que reúne em sua maioria importadoras de veículos.

    A presença de Calvet e esse movimento, portanto, sugerem que a companhia deverá integrar-se à associação das fabricantes instaladas no Brasil, reforçando seu peso como produtor local e não só como importador.

    Song Pro será o primeiro SUV da marca chinesa a ter a ter conjunto motriz híbrido-flex
    Crédito: Divulgação
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    BYD Song Pro flex

    O momento mais aguardado, entretanto, veio na área de produto. A BYD anunciou o -também aguardado- primeiro protótipo do Song Pro com motor flex, o que marca a estreia da tecnologia que combina eletrificação com a possibilidade de abastecimento com etanol.

    Essa adaptação é vista pela BYD como fundamental para ampliar a aceitação dos híbridos no mercado brasileiro. E, também, para aproveitar a infraestrutura já consolidada do biocombustível e reduzir a dependência exclusiva da gasolina.

    Embora detalhes mais técnicos ainda não tenham sido divulgados, a estratégia segue a tendência de outras montadoras que apostaram em conjuntos híbridos-flex como alternativa de transição para a eletrificação.

    Vale lembrar que a Toyota foi a pioneira nesse caminho com o Corolla sedã, em 2019, e agora a BYD indica que pretende disputar espaço nesse ramo usando sua experiência global em baterias e motores elétricos.

    O restante da cerimônia seguiu o roteiro esperado para um evento de inauguração de grande porte. Estiveram presentes políticos locais, ministros, executivos da companhia e personalidades do setor empresarial.

    Houve apresentações culturais, discursos formais, reuniões entre executivos e visitas pelas linhas de produção. O ambiente reforçou a dimensão estratégica do investimento, que já havia sido detalhado pela BYD em anúncios anteriores.

    Segundo informações divulgadas no final de junho, vale lembrar, a fábrica de Camaçari terá capacidade instalada para produzir 150 mil carros por ano em sua primeira fase, com plano de expansão para até 300 mil unidades anuais em médio prazo.

    Ffábrica da BYD terá capacidade para produzir 150 mil carros por ano em sua primeira fase
    Crédito: Divulgação
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    O complexo industrial ocupa a mesma área de 4,6 milhões de metros quadrados que abrigava a operação da Ford, e deve empregar diretamente cerca de 5 mil pessoas quando atingir sua capacidade máxima.

    Segundo fontes ligadas à empresa, os primeiros veículos montados em Camaçari chegarão às concessionárias na próxima semana, o que mostra que a produção em escala de fato já havia sido iniciada antes da inauguração.

    Havia centenas de carros nos pátios da fábrica e dezenas de caminhões-cegonhas nos arredores da planta para começar a entrega dos veículos.

    A chegada do Song Pro, do Dolphin Mini e do King nacionais, mais uma vez, confirma o objetivo da marca de atender diferentes faixas de mercado com produtos feitos no país - do atual modelo de entrada até um SUV híbrido de porte maior.

    Com a inauguração formalizada, a BYD amplia sua posição como um dos principais nomes do setor automotivo brasileiro da atualidade, e mostra sua estratégia de eletrificação com soluções adaptadas ao mercado local.

    A expectativa, agora, é acompanhar os próximos passos da empresa, especialmente a evolução do Song Pro flex - que deverá estrear em 2026 e poderá se tornar um marco histórico no avanço dos veículos eletrificados no país.

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