A BYD se consolida como a marca de carros que mais cresceu no Brasil nos últimos 13 meses. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, a empresa registrou 105.330 unidades emplacadas, um aumento de 74% em comparação com o período anterior. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Confira ofertas do BYD Song Plus na Webmotors!
BYD é a marca de carros que mais cresceu no último ano
Além disso, a marca se mantém há mais de 20 meses no ranking das que mais venderam veículos no país. Em agosto de 2025, a BYD liderou as vendas de híbridos, com 4.163 unidades. Esse volume representou 23,5% do mercado. Na sequência, ficaram Fiat, GWM e Toyota.
Em agosto último, no segmento de veículos elétricos, a marca registrou 5.649 unidades vendidas, número que correspondeu a 74,3% do segmento. E também liderou entre os híbridos, com 23,53% de participação.
Já no ranking por marcas, no último mês, a chinesa atingiu a 6º posição. Ficou atrás apenas de Volkswagen, Fiat, GM, Hyundai e Toyota, respectivamente - e sem considerar comerciais leves.
Modelos mais vendidos da marca de carros que mais cresceu
Os veículos que mais impulsionaram os resultados da BYD em agosto foram os seguintes:
-
BYD Dolphin Mini: 3.036 unidades
-
BYD Song Plus: 1.263 unidades
-
BYD Song Pro: 1.254 unidades
-
BYD Dolphin: 976 unidades
Veja também: Peugeot lança 208 e 2008 híbridos com motor T200
Desempenho regional da marca de carros que mais cresceu
O crescimento da BYD não se restringe aos grandes centros. No Nordeste, a marca alcançou a terceira posição, com 1.815 unidades e 9,7% de participação. No Sul, ficou em quarto lugar, com 1.624 carros e 8,2% de market share. Além disso, a marca liderou o varejo em 170 municípios, incluindo Brasília (DF), Natal (RN), Porto Velho (RO) e Lauro de Freitas (BA).
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Líder absoluta no segmento de híbridos e elétricos
Os números da Fenabrave confirmam que a BYD domina tanto o mercado de híbridos quanto de elétricos. Entre os híbridos, a participação acumulada de janeiro e agosto de 2025 foi de 27,4%. Na sequência, ficaram a Fiat (23,7%) e a GWM (17,6%).
No segmento de elétricos, a liderança é ainda mais ampla: 76,3% do mercado, com Volvo em segundo lugar (7,3%) e GWM em terceiro (4,2%).
A atuação da BYD no Brasil acompanha a performance global da marca. Em agosto de 2025, a marca comercializou cerca de 371 mil veículos eletrificados no mundo. Com isso, foi a fabricante de carros que mais cresceu também no cenário internacional.
Marcas tradicionais continuam na liderança de vendas
No entanto, é importante destacar que, apesar de a BYD ser atualmente a marca de carros que mais cresceu em termos percentuais, ela não ocupa a posição de marca que mais vende em volume total de automóveis no Brasil.
Montadoras tradicionais, como Volkswagen, Fiat e Toyota continuam vendendo mais unidades quando se considera o mercado geral de veículos, que inclui modelos convencionais a combustão.
Esse contraste mostra que o crescimento acelerado da BYD reflete principalmente a expansão do segmento de elétricos e híbridos.
Comentários