BYD confirma e mostra primeiro Denza B5 no Brasil

SUV feito na China pela FangChengBao, o Leopard 5 será vendido como Denza B5 por aqui e as entregas começarão em breve

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André Deliberato
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Você que acompanha o WM1 sabe que desde o final do ano passado a BYD já havia confirmado que o Brasil receberia neste ano os modelos da Denza, sua divisão de luxo. Pois o primeiro modelo apareceu nesta semana, importado da China, no porto de Aracruz, no Espírito Santo: o Denza B5.

Bao significa "Leopardo" em chinês e representa uma linha específica de veículos, assim como as já conhecidas Ocean e Dinasty vendidas por aqui. Além do B5, a BYD/Denza deve trazer para o país os modelos D9, Z9 e N9.

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O que sabemos sobre o Denza B5

A Denza é uma divisão de veículos de luxo da BYD nascida em 2023, praticamente dois anos atrás. O B5 é o primeiro carro dessa empresa recém-criada. Tem 4,89 metros de comprimento e o porte de um Land Rover Defender, por exemplo.

Grande, o modelo também busca transmitir luxo e conforto. Na cabine, ostenta três telas digitais táteis, sendo duas de 12,3 polegadas  - uma para o quadro de instrumentos e outra para o carona - e outra ainda maior, de 15,6 polegadas, para as funções da central multimídia e dos comandos do carro.

E mesmo com três telas o Denza B5 ainda tem head-up display projetado no para-brisa para dar ainda mais conforto e segurança ao motorista.

Vale destacar que o SUV também tem bancos dianteiros super confortáveis, com regulagem elétrica e até massageador, além de acabamentos em veludo e couro e teto solar panorâmico.

O Denza B5 - ou BYD Bao 5, como era chamado - será o primeiro lançamento da marca de luxo no Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Híbrido como a Shark

O Denza B5 é feito sobre a mesma plataforma que a picape Shark. Ou seja, é um SUV "legítimo", com chassis separado da carroceria, e não do tipo monobloco.

Chamada de DMO, essa base dá ao SUV um conjunto híbrido plug-in formado por dois motores elétricos síncronos e um a combustão, que queima gasolina.

Portanto, o Denza B5 importado ao Brasil deverá unir o motor Xiaoyun 1.5 turbo, de quatro cilindros e 197 cv - que só traciona as rodas dianteiras - a um motor elétrico dianteiro de 272 cv.

SUV tem três telas no painel - duas de 12,3 polegadas e uma de 15,6 polegadas - e, ainda, head-up display (HUD) para o motorista
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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O outro motor elétrico posicionado no eixo traseiro rende 387 cv. A potência combinada pode chegar a 686 cv. O torque máximo é de 77,5 kgf.m.

Segundo a BYD, o Denza B5 pode rodar até 125 quilômetros apenas com o conjunto elétrico no ciclo chinês CLTC - a bateria (de lâminas do tipo Blade) tem 31,8 kWh. Já no modo híbrido, o alcance do SUV encosta nos 1.200 quilômetros. Com quase três toneladas (são 2.890 quilos), o SUV ainda tem força para acelerar de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

Por quanto?

Na China, o FangChengBao 5 custa entre 290 mil e 353 mil yuans (algo entre R$ 205 mil e R$ 250 mil na conversão direta).

No entanto, por aqui esperamos um produto com valor na casa dos R$ 500 mil. Os rivais diretos serão modelos como o GWM Tank 300, com valor estimado em R$ 380 mil; Jeep Wrangler Rubicon, de atuais R$ 499.990; e a linha Defender, da Land Rover, que hoje tem preços entre R$ 700 mil e R$ 900 mil.

O BYD Bao 5 era a versão "chinesa" do SUV. O carro "oficial" por aqui será chamado de Denza B5
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Tags:BYD
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