Agora, no entanto, a BYD se prepara para seu maior desafio em nosso mercado: fazer sucesso também no segmento das picapes médias com a Shark, caminhonete que está sendo lançada mundialmente nesta nesta terça-feira (14), no México, país onde será fabricada. A picape já está confirmada para o Brasil, e chegará ainda este ano.
A grande questão, no entanto, é que o mercado de caminhonetes médias no Brasil é mais conservador e um pouco avesso a novidades. Os proprietários de caminhonetes são muitos fiéis às marcas e aos modelos, e dificilmente ficam trocando de marca. O dono de uma Toyota Hilux, por exemplo, troca sua picape por uma outra Hilux. O de uma Chevrolet S10, por outra S10. E por aí vai...
Outro aspecto marcante nesse segmento é o preço. Os proprietários de picapes médias não são tão sensíveis ao valor das caminhonetes. Por isso, não basta a BYD Shark chegar com um valor extremamente atraente, pois somente isso não seduzirá os compradores. Será preciso entregar muitos benefícios em equipamentos, tecnologia e, principalmente, capacidade de trabalho (performance).
Veja ofertas de veículos da BYD na Webmotors
A Shark é uma picape média com sistema híbrido de propulsão. Tem dois motores elétricos (um em cada eixo) e outro a combustão, 1.5 turbo - juntos, entregam mais de 430 cv, de acordo com a fabricante. Algo completamente novo em um segmento dominado pelas brutas a combustão. Ou seja, a BYD estaria introduzindo algo completamente novo em uma categoria onde a tradição é muito forte.
A marca chinesa, no entanto, tem condições de fazer mais um pequeno estrago na concorrência com sua caminhonete. Já tem uma boa imagem no mercado brasileiro, e inclusive figura entre as 10 marcas que mais vendem carros no Brasil em 2024. Fica atrás apenas de Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Hyundai, Renault, Jeep, Honda e Nissan.
Agora resta aguardar.
Comentários