Muitos amantes dos "muscle cars" norte-americanos devem estar de luto. Na última quinta-feira (17), saiu da linha de montagem em Conner Avenue, em Detroit, nos Estados Unidos, a última unidade do esportivo Dodge Viper, que ganhou as ruas no longínquo ano de 1992 e agora se torna mais um modelo clássico para entusiastas e colecionadores.
Ralph Gilles, que é chefe de design da companhia, foi justamente o responsável por dar sobrevida ao Viper, que foi relançado em 2012 após dois anos fora de linha, ganhando a quinta e derradeira geração (foto abaixo, da versão TA, ano/modelo 2013/2014).
Os últimos exemplares do cupê seguem a fórmula que lhe deu fama: motor V10 gigantesco e aspirado, tração traseira e muita força bruta: no caso, o Viper que se despede traz um bloco de 8,4 litros capaz de entregar 654 cv de potência e 82,95 kgf.m de torque.
No site norte-americano da Dodge, o Viper ainda é anunciado, com preço inicial nada barato, de US$ 90.495 (aproximadamente R$ 286,7 mil na conversão direta), valor que sobe a US$ 121.395 (R$ 384,6 mil) para a versão ACR Coupe, que se diferencia pelas rodas de alumínio forjado de 19 polegadas, pela saia dianteira de fibra de carbono e pela grande asa traseira. É com um carro desses que um grupo de fãs do Viper tenta conquistar o recorde de volta mais rápida em um carro de produção no circuito alemão de Nürburgring.
Desde o seu lançamento em 1992, o Viper teve cerca de 30 mil unidades produzidas. Ele apareceu pela primeira vez como conceito em 1989, no Salão de Detroit, chamado de Viper RT/10, em alusão aos seus dez cilindros. Por conta das baixas vendas, ele está dando adeus. No Brasil, o Viper nunca foi comercializado oficialmente pela Dodge, mas vieram exemplares via importação independente. Alguns deles você pode conferir à venda na Webmotors.
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