A produção do Dodge Viper será encerrada por volta de outubro deste ano, deixando fãs do muscle car norte-americano desconsolados e saudosos do modelo equipado com motor de grande cilindrada naturalmente aspirado e transmissão manual. Pois um grupo desses entusiastas iniciou uma campanha de arrecadação de fundos na internet para dar o adeus apropriado ao cupê: tentar o recorde de volta mais rápida para um modelo de produção no circuito alemão de Nürburgring.
A primeira tentativa já foi dada, com uma unidade da versão ACR, a mais radical do esportivo, que conta com motor V10 8.4 aspirado de 654 cv de potência e 61,18 kgf.m, gerenciado por câmbio manual de seis velocidades e com tração traseira – a receita típica de um legítimo “muscle car” da velha escola.
Dessa vez, não foi possível atingir a meta, com o Viper ACR marcando o tempo de 7:03.45 (sete minutos, três segundos e 45 décimos de segundo), mais de dez segundos mais lento que o recordista Lamborghini Huracán Performante, que fez o mesmo em 6.52.01. Os "renegados” fãs do Viper não desistiram e iniciaram nova campanha de “crowdfunding” para bancar uma nova tentativa, que, se der tudo certo, deve acontecer ainda este mês. Veja abaixo.
Mesmo sem atingir a marca pretendida, a tentativa de recorde é de empolgar quem gosta de automobilismo e carros mais viscerais. Com o piloto Dominik Farnbacher ao volante (por vezes com apenas uma das mãos nele, para a troca de marchas da transmissão manual), o Viper ACR exige alguma dose de esforço para ser domado, mas contorna as curvas com precisão, graças à aderência reforçada pelo vistoso kit aerodinâmico, com direito a uma enorme asa traseira.
Resta esperar para ver se o grupo de fanáticos consegue custear uma nova tentativa de recorde para dar um adeus mais que apropriado ao agora clássico Dodge Viper.