Caracal é um Classe G que pode ser levado pelo ar

Nova variação militar do 4x4 da Mercedes-Benz foi desenvolvida para ser transportada como carga externa de helicópteros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Caracal é um Classe G que pode ser levado pelo ar
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Embora seja lembrado nos dias atuais pela sofisticada da versão esportiva AMG G 63, o Mercedes-Benz Classe G surgiu nos anos 1970 como um rústico 4x4 de uso militar. Agora, o queridinho dos milionários mundo afora parece ter cansado da vida de luxo e resolveu voltar a usar a farda, já que serveiu de base para o Caracal, novo veículo projetado para uso por tropas aerotransportadas.

O projeto foi desenvolvido pela companhia de defesa alemã Rheinmetall em parceria com a Mercedes-Benz e a Armoured Car Systems - o chassi de vigas é do Classe G militar mais recente, conhecido pelo código de projeto W464.

Por baixo, ele usa um motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha, que desenvolve 252 cv e 61,2 kgf.m de torque a partir de 1.200 rpm. Combinado a um câmbio automático de nove marchas, consegue atingir até 120 km/h e rebocar até 2.200 kg.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Caracal
O Caracal tem motor turbodiesel de 252 cv e pode ser adaptado até para lançar mísseis antitanque
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é o Caracal

No lugar da característica cabine fechada de linhas retas, o Caracal traz carroceria aberta feita de tubos metálicos para deixar o conjunto mais leve e permitir o transporte de outra unidade do Caracal como carga externa ou de até dois carros no compartimento interno dos helicópteros CH-47F Chinook e CH-53K King Stallion.

O novo Classe G militar, no entanto, só pode ser utilizado no transporte de soldados e cargas, embora também possa ser adaptado como ambulância ou veículo de combate, equipado com blindagem, metralhadora ou até um lançador de míssil antitanque.

A fabricação do Caracal está prevista para começar em 2023. A Rheinmetall espera colocar o 4x4 para disputar contratos de defesa em países como a Alemanha e os Países Baixos.

Andreas Preuninger Director Of Gt Line
O Mercedes-Benz Classe G é mais conhecido atualmente pelas suas versões luxuosas, como a G 63
Crédito: Divulgação
toggle button

Em suas variações civis e militares, o Classe G sempre foi produzido na Áustria pela Magna Steyr, subsidiária da canadense Magna International que é especializada na terceirização da montagem de automóveis. A lista de carros montados pela empresa inclui também modelos como o BMW Z4 e o Jaguar I-Pace.