Carro com IA: a tendência automotiva do momento

Depois de Volkswagen e BMW, a Mercedes-Benz também revela uma central multimídia dotada de inteligência artificial

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carro com IA: a tendência automotiva do momento
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Falta pouco para você ser capaz de bater um papo com o seu carro. A CES 2024 mostra que os assistentes virtuais baseados em inteligência artificial (IA) são a nova tendência entre os fabricantes de automóveis.

Depois da Volkswagen e da BWM, agora é a vez de a Mercedes-Benz revelar o MBUX Virtual Assistant, um assistente virtual integrado ao novo sistema operacional MB.OS, que usa inteligência artificial generativa para interagir de maneira mais natural com os ocupantes do veículo. Sim, é como nos filmes de ficção científica.

Por exemplo: se o condutor está atrasado para uma reunião virtual na sua agenda, o MBUX Virtual Assistant é capaz de sugerir a conexão de dentro do carro. Ou também alterar a iluminação da cabine e botar para rolar uma música relaxante quando você ativar o massageador do banco.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Mb Os 1
O MB.OS permite que o carro tenha também um painel com alta resolução e gráficos 3D
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, por ser baseado em inteligência artificial, o sistema da Mercedes-Benz é capaz de aprender com os hábitos e as preferências do motorista de maneira contínua. Inclusive respondendo às perguntas do motorista de maneira mais natural que no atual MBUX.

Painel de vídeo game

Outra vantagem da MB.OS são os efeitos visuais 3D no painel, dignos do mundo virtual. Para isso, a Mercedes-Benz usou o Unity, um software de desenvolvimento de jogos, para reproduzir no quadro de instrumentos outros veículos ao redor e até edifícios. Isso sem contar a compatibilidade com apps nativos de jogos, produtividade e entretenimento.

O sistema operacional - e o assistente com inteligência artificial - fazem a sua estreia no Concept CLA Class, um carro-conceito que vai ganhar uma versão de produção ainda em 2024. Além do cupê de quatro portas, as novidades serão estendidos a outros carros feitos sobre a nova plataforma MMA.

Comentários