SUVs a diesel: conheça o Mercedes-Benz GLE Coupé 450d

Como anda um dos últimos SUVs a diesel do Brasil?

Avaliamos o GLE 450d, SUV de luxo que mantém o motor a diesel vivo com muito desempenho, conforto e tecnologia

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 75/1350 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 655 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

  1. Home
  2. Testes
  3. Como anda um dos últimos SUVs a diesel do Brasil?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pois é… em 2025 os SUVs a diesel já são quase uma espécie em extinção, mas alguns resistem bravamente. Um deles é o Mercedes-Benz GLE 450d, que encara de frente a onda de híbridos e elétricos, mostrando que o motor a diesel ainda tem muito a oferecer.

E não é só sobre ter torque de sobra: aqui a proposta é unir desempenho, autonomia e aquele luxo de um digno Mercedes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
SUVs a diesel: conheça o Mercedes-Benz GLE Coupé 450d
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Cadê os SUVs a diesel que estavam aqui?

Se a gente voltar alguns anos, era fácil encontrar SUVs médios e grandes a diesel no Brasil, até mesmo compactos. Quem lembra do Renegade 2.0 turbo diesel? Hoje? Bem mais difícil.

Isso aconteceu porque os motores flex e a gasolina turbo ficaram mais eficientes, os híbridos e elétricos ganharam espaço e, claro, as regras ambientais ficaram mais rígidas.

Mas o GLE 450d segue firme nesse cenário. E, no caso dele, o motor a diesel não é só “mais um detalhe”: é parte da alma do carro.

Visual que impõe respeito

Logo de cara, o GLE 450d Coupé impressiona com a grade frontal enorme e o logo da Mercedes no centro, ladeado por faróis afilados de LED. Os detalhes cromados reforçam a sofisticação.

De lado, as rodas AMG de 20 polegadas do pacote AMG Line — que também agrega saias laterais  — deixam o visual ainda mais agressivo. Na traseira, o caimento de cupê dá um toque esportivo sem perder a robustez típica de um SUV. E o teto solar panorâmico completa o pacote premium.

SUV tem rodas de 20 polegadas, e carroceria coupé
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

A traseira segue o padrão da linha GLE Coupé, com lanternas finas em LED unidas por um friso. O para-choque escurecido abriga saídas duplas de escape cromadas.

Dimensões que impressionam

No porta-malas, são de 655 a 1.790 litros de capacidade, dependendo da posição dos bancos. Dá para levar a mala da família inteira sem aperto.

Além disso, o carro também tem um botão no porta-malas que ativa o engate somente quando necessário, justamente para não prejudicar o visual do modelo. E a capacidade de reboque é de 2.700 kg.

Também através do porta-malas - dá pra fazer através da cabine - é possível ajustar a altura do veículo, graças a suspensão Airmatic, que facilita a adequação do veículo a diferentes tipos de terreno, porque, sim, a intenção do GLE é ser versátil, um SUV urbano com luxo e sofisticação, mas com capacidade para o fora de estrada.

Dimensões do Mercedes-Benz GLE Coupé 450d

  • 4,94 m de comprimento
  • 2,15 m de largura
  • 1,71 m de altura
  • 2,93 m de entre-eixos
  • 655 litros de porta-malas
  • 2.700 kg de capacidade de reboque
  • E aquele vale a ressalva: mesmo com o teto em estilo cupê, o GLE 450d oferece bom espaço no banco traseiro, tanto para pernas quanto para cabeça.

    Porta-malas tem 655 litros, cabe a mala de toda a família
    Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
    toggle button

    Por dentro, puro conforto

    O interior é um capítulo à parte. Couro Nappa com várias opções de cor, acabamento em madeira, painel com duas telas digitais do sistema MBUX, navegação nativa e comandos por voz e toque.

    Entre os mimos, estão:

    • Head-up display;
    • Som Burmester 3D;
    • Ar-condicionado de quatro zonas;
    • Bancos dianteiros elétricos com memória;
    • Iluminação ambiente com 64 cores;
    • Carregamento de celular por indução;
    • Ajuste elétrico dos bancos;
    • Android Auto e Apple CarPlay.
    • Interior tem acabamento em couro e madeira
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Como é dirigir um dos últimos SUVs a diesel do Brasil?

      Sob o capô, vive um seis cilindros em linha 3.0 com tecnologia híbrida leve de 48V, que entrega 367 cv e 75,6 kgfm de torque. O câmbio automático de nove marchas e a tração integral 4MATIC trabalham para que tudo flua suave e rápido. O zero a 100 km/h é feito em 5,6 segundos e a máxima é de 250 km/h.

      A suspensão Airmatic ajusta altura e firmeza conforme o modo de condução, garantindo estabilidade sem abrir mão do conforto. E se você quiser se aventurar fora do asfalto, ele tem modo off-road, assistente de descida e de partida em rampa.

      A direção é leve nas manobras e firme na estrada. E, apesar do tamanho, estacionar é tranquilo com câmera 360°, sensores e assistente de estacionamento.

      Quanto custa o Mercedes-Benz GLE 450d, um dos últimos SUVs a diesel?

      O Mercedes-Benz GLE 450 4Matic Coupé parte de R$ 844.900, valor cobrado para ter luxo, tecnologia, desempenho e até um certo espírito aventureiro em um único modelo.

      Se você gosta de torque abundante, rodar silencioso e autonomia para longas viagens, o GLE 450d é um dos últimos representantes desse estilo de SUV no Brasil. Uma raridade que prova que o motor a diesel ainda pode ter muito charme.

      Motor a diesel rende 367 cv e entrega muita autonomia
      Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
      toggle button

      Ficha Técnica

      MERCEDES-BENZ - GLE 450D - 2024
      3.0 I6 MHEV DIESEL COUPÉ 4MATIC 9G-TRONIC
      R$ 833900

      Motor / Desempenho / Consumo +

      • Cilindrada (litros)
      • 3.0
      • Cilindrada cm³
      • 2989
      • Disposição dos cilindros
      • Linha
      • Número de cilindros
      • 6
      • Número de válvulas por cilindro
      • 4
      • Comando de Válvulas
      • DOHC
      • Comando de válvulas variável
      • Sim
      • Alimentação
      • Turbo
      • Potência (cv/rpm)
      • 367/4000
      • Torque (kgfm/rpm)
      • 75/1350
      • Velocidade máxima (km/hora)
      • 250
      • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
      • 5,6

      Transmissão +

      • Transmissão
      • Automática
      • Número de marchas
      • 9
      • Localização do câmbio
      • Console
      • Tração
      • Integral parcial

      Freios / Suspensão / Direção +

      • Freios dianteiros
      • Disco ventilado
      • Freios traseiros
      • Disco ventilado
      • Suspensão - Dianteira
      • Double Wishbone
      • Suspensão - Traseira
      • Double Wishbone
      • Direção - Assistência
      • Elétrica
      • Direção - Ajustes
      • Altura e profundidade

      Dimensões e Capacidades +

      • Comprimento (mm)
      • 4941
      • Largura (mm)
      • 2157
      • Altura (mm)
      • 1716
      • Entre-eixos (mm)
      • 2995
      • Capacidade tanque de combustível (litros)
      • 85
      • Capacidade do porta-malas (litros)
      • 655
      • Peso bruto (kg)
      • 2450

      Tecnologia / Conectividade +

      • Sistema de áudio - Tipo
      • Multifunções
      • USB
      • Sim
      • Bluetooth
      • Função Streaming
      • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
      • 12,3
      • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
      • Sim
      • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
      • Apple CarPlay + Google Android Auto
      • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
      • Via espelhamento (smartphone)
      • Controle de áudio
      • No volante

      Rodas e Pneus +

      • Tipo de roda - Tipo de roda
      • Liga leve
      • Dianteira - Aro (pol.)
      • 20
      • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
      • 275/50
      • Traseira - Aro (pol.)
      • 20
      • Traseira - Pneus (largura/perfil)
      • 275/50
      • No Bolso0.0
      • Tecnologia0.0
      • Vida a bordo0.0
      • Desempenho0.0
      • Opinião do repórter0.0
           

          Compartilhar
          Comentários
          Wid badge