O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil. O hatch subcompacto teve excelente desempenho em agosto e ultrapassou o irmão Dolphin, antigo líder.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados nesta terça-feira (3), o Dolphin Mini registrou no último mês 2.298 emplacamentos, totalizando 12.834 unidades vendidas no ano.
Já o Dolphin teve um agosto mais fraco, obtendo somente 1.056 carros comercializados, chegando a 12.128 emplacamentos em 2024.
A liderança do Dolphin Mini acontece após um crescimento forte de 54,4% em vendas em comparação com julho, quando foram emplacadas somente 1.488 unidades do BYD.
A batalha dos "Dolphins" não é algo inédito no Brasil. Desde a chegada do Dolphinho, o Dolphão tem perdido espaço, apesar de demonstrar força em alguns momentos.
De acordo com informações de pessoas ligadas à rede de concessionárias da BYD, muitos clientes que chegam às lojas para conhecer o Dolphin optam pelo Dolphin Mini por entender que o subcompato já atende às necessidades urbanas de locomoção.
Quando chegou ao Brasil, o Dolphin Mini era vendido apenas na configuração para quatro ocupantes, o que deixava muitos clientes incomodados.
No entanto, desde julho o modelo passou a ser oferecido com opção para cinco pessoas, também - para quatro continua sendo comercializada. Tal característica acabou se tornando mais um argumento forte para muitos que desejavam o Dolphin optar pelo Dolphin Mini - pagando menos, é claro.
O BYD Dolphin Mini custa R$ 115.800 na configuração para quatro ocupantes e R$ 119.800 na versão para cinco pessoas.
A bateria do Dolphin Mini tem uma autonomia de 280 km, de acordo com as normas de medições do Inmetro. A bateria é de 38 kWh.
O BYD é equipado com um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro e que entrega 75 cv de potência e 13,7 kgf.m de toque. A Aceleração se 0 a 100 km/h acontece em 14,9 segundos e a velocidade máxima é de 135 km/h.
O BYD Dolphin Mini 2025 tem 3,78 metros de comprimento, sendo interessantes 2,50 m de distância entre os eixos, o que garante um espaço interno interessante para a proposta do modelo. O hatch ainda oferece 1,71 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas leva até 230 litros.
Os principais itens de série do Dolphin Mini são:
• Ar-condicionado
• Controles de tração e estabilidade
• Piloto automático
• Limitador de velocidade
• Central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tela se 10,1 polegadas
• Câmera de ré
• Rodas de liga leve de 16 polegadas