O canal de notícias da Webmotors

Carro elétrico pode rodar 710 km com energia solar

Lightyear One aproveita a força gerada pela luz do sol para ampliar autonomia; previsão é de que produção comece em 2022

por Guilherme Silva

Um carro elétrico que pode recarregar as próprias baterias sozinho ainda é um sonho distante dos fabricantes, uma vez que a energia solar ainda é pouco utilizada no abastecimento desse tipo de veículo devido ao custo-benefício dessa tecnologia ainda não ser vantajoso.

A startup holandesa Lightyear, no entanto, criou o One, o primeiro carro movido a energia solar do mundo. Após um ano de pesquisas, a companhia escolheu a finlandesa Valmet Automotive para ser a sua parceira no projeto.
De acordo com a Lightyear, um protótipo próximo do modelo de produção será construído em janeiro de 2022, após a empresa realizar testes adicionais. A fabricação em série do carro começará em meados do ano que vem.
Confira ofertas de carros elétricos na Webmotors!
A Valmet foi a escolhida por ter experiência com veículos elétricos. A empresa foi responsável pela produção do Fisker Karma, antes de a Fisker Automotive se complicar em uma crise financeira. Além disso, a Valmet também trabalhou na montagem de modelos a combustão, como o Mercedes-Benz GLC e o Porsche Boxster.
O Lightyear One foi mostrado pela primeira vez em 2019. Na época, o protótipo chegou a rodar 710 quilômetros com apenas uma carga. O modelo utilizava uma bateria íons de lítio de 60 kWh (mesma capacidade da bateria do Chevrolet Bolt, que tem autonomia de 410 km).

O sedã elétrico de 1.300 kg é movido por quatro pequenos motores, instalados nas rodas. Como a sua proposta é ser eficiente, e não rápido, o Lightyear One tem à disposição 136 cv de potência para acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos.
Com um baixo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,20 Cx, a carroceria de 5,05 metros de comprimento e apenas 1,40 m de altura possui desenho limpo e fluido para favorecer a passagem do ar quando o carro está em movimento.

Painéis fotovoltaicos instalados no capô, no teto e na tampa traseira captam a luz do sol para fornecer à bateria energia suficiente para rodar entre 50 e 70 quilômetros, além da eletricidade armazenada durante o abastecimento em tomadas.
O preço inicial estimado para o Lightyear One é de aproximadamente 180 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão em conversão simples na cotação atual).

Comentários

Carregar mais