A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil quando somamos automóveis de passeio e comerciais leves, já que o modelo fabricado em Betim, Minas Gerais, é uma picape pequena.
No acumulado de vendas em 2025, a Strada segue à frente do Volkswagen Polo. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a trabalhadora da Fiat soma de janeiro a agosto 87.424 veículos emplacados frente 83.061 do hatch da marca alemã.
No entanto, o cenário mensal revela uma disputa acirrada: nos últimos cinco meses, de abril a agosto, o Polo superou a Strada todos os meses, mostrando que o Volkswagen vem ganhando força e pode ameaçar a liderança da picape até o final do ano.
Veja também: Fiat promete lançar um carro novo por ano até 2030
Confira abaixo as vendas detalhadas de cada modelo nos oito primeiros meses de 2025, segundo a Fenabrave:
Fiat Strada:
Volkswagen Polo:
Nos primeiros três meses, a Strada teve excelente desempenho e abriu vantagem frente a um Polo ainda "preguiçoso" em vendas. A partir de abril, entretanto, o Polo passou a superar a picape em vendas mês a mês, vencendo consecutivamente até agosto. No entanto, a boa vantagem do início do ano faz com que a picape da Fiat mantenha a liderança no acumulado de 2025.
Essa sequência de cinco meses revela uma tendência de crescimento do hatch da Volkswagen frente à picape que nos últimos quatro anos foi o veículo mais emplacado do país.
Apesar da sequência de derrotas mensais, a Strada ainda mantém a liderança no acumulado do ano: 87.424 unidades contra 83.061 do Polo, como mencionamos no início da reportagem.
A disputa evidencia a diferença entre vendas mensais e acumuladas. Enquanto o carro mais vendido do Brasil se beneficia do histórico de vendas e da força entre consumidores que buscam uma picape compacta, o Polo mostra aumento constante de demanda.
Aproveite também:
Importante destacar que o Polo tem um trunfo importante: desde 11 de julho, a versão de entrada Track do hatch conta com o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) zerado por conta do programa Carro Sustentável, implantado pelo Governo Federal. Este benefício foi concedido a uma versão de carros de entrada que atendam às seguinte exigências:
Importante: este programa está garantido até o fim de 2026.
Quando olhamos para os emplacamentos em setembro, o cenário mostra uma Strada em busca de recuperação. De acordo com a última parcial da Fenabrave, a picapinha da Fiat lidera as vendas do mês com boas 7.176 unidades emplacadas. O Polo aparece na segunda colocação com 5.582 vendas - diferença de 1.594 veículos.
No entanto, por ainda restarem praticamente duas semanas de vendas em setembro, uma recuperação do Volkswagen não pode ser descartada.
E aí, qual a sua aposta para carro mais vendido do Brasil em 2025: Polo ou Strada?