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Carros elétricos: como será o futuro de 25 marcas?

Descubra como está a adesão de algumas das principais montadoras do mundo e quando terão portfólios 100% elétricos

por Rafael Ligeiro

Goste ou não, os carros elétricos chegaram para ficar! Um estudo recente, promovido pela Ernst & Young, garante que, até 2045, modelos com motores de combustão interna representarão apenas 1% das vendas globais de carros. Doze anos antes, em 2033, os elétricos já serão maioria no mercado.
Cientes desse cenário, dezenas de marcas pelo mundo já anunciaram planos para “eletrificar” suas frotas. E trazemos a meta de 25 desses fabricantes.
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Carros elétricos: metas das principais marcas

Aston Martin

A britânica ainda não tem uma data certa para se dedicar exclusivamente à propulsão elétrica. No entanto, a estimativa é de que isso ocorra na próxima década. Além do Valkyrie, a marca ganhará mais uma opção híbrida em 2025: o modelo Valhalla.

Audi

Os planos da montadora bávara é lançar, até 2025, 20 carros elétricos e 10 carros híbridos. No fim de 2020, a Audi já contava com 22 modelos, sendo 17 híbridos e cinco elétricos – como o Audi e-tron. O encerramento da produção de carros com motores a combustão está previsto para o final de 2033.

BMW e Mini

Em 2021, o CEO da BMW, Oliver Zipse, disse que a empresa não possui planos para abandonar a produção de carros movidos a combustível fóssil. Porém, isso não significa que a marca está de braços cruzados à onda de carros elétricos. Muito pelo contrário! A BMW já conta com 15 modelos elétricos, e pretende chegar, em 2025, à marca de 2 milhões de veículos elétricos vendidos – o primeiro milhão foi alcançado em 2021.

Bentley

A fabricante inglesa de carros de luxo e GTs possui um plano ousado: encerrar a produção de carros com motor a combustão já em 2026. Atualmente, conta com um híbrido muito bem estabelecido no segmento de SUVs: o Bentayga. O objetivo da marca é adquirir o status de neutralidade de emissão de carbono em 2030.

Ferrari

O anúncio de que o Ferrari Purosangue contaria com motor aspirado V12 foi um balde de água fria naqueles que apostavam no SUV como primeiro elétrico da fabricante de Maranello. Não há uma previsão de “eletrificação” de sua frota, que, por enquanto, conta com dois híbridos: o SF90 Stradale e o 296 GTB.

Ford

Em fevereiro passado, a montadora anunciou o plano de ter 100% de seus veículos de passeio elétricos – e encerrar a comercialização de carros a gasolina e diesel em 2026. Por ora, o plano contempla apenas a Europa. Vale lembrar que a Ford já teve um modelo totalmente elétrico, o Focus Electric (2011-2018), e aposta nos híbridos desde o fim dos anos 2000.

GM

No início de 2021, a fabricante norte-americana anunciou planos de contar com 100% de sua linha formada por carros “zero emissão” em 2035. O intuito é que 40% dos carros vendidos nos Estados Unidos sejam elétricos em 2025. A montadora pretende investir US$ 27 bilhões na “eletrificação” de seus modelos.

Honda

O objetivo da montadora de Tóquio é ter 100% de seus modelos elétricos apenas a partir de 2040. Contudo, até 2030, pretende que elétricos ou híbridos sejam a maioria em seu portfólio, com 30 lançamentos desse tipo estimados ao período.

Hyundai

Até 2025, a montadora sul-coreana pretende lançar 16 modelos elétricos ou híbridos. O objetivo é vender mais de 1,6 milhão desses modelos por ano. Atualmente, seu portfólio conta com os modelos elétricos: Kona (SUV) e o premiado Ioniq (compacto).

Jaguar Land Rover

A tradicional marca inglesa, subsidiaria da indiana Tata Motors desde 2008, ainda não definiu uma data para o término da produção de carros a combustão. Contudo, pretende lançar cinco carros elétricos até 2025, para fazer companhia ao I-Pace, produzido desde 2018. A Jaguar conta ainda com os seguintes modelos híbridos: F-Pace, E-Pace, XE e XF.

Mercedes-Benz

Em 2019, a montadora de Stuttgart anunciou um plano de 19 anos (2020-2039) para adaptar seu portfólio a modelos totalmente elétricos. Um dos ícones dessa mudança é o EQC, um SUV que conta com dois motores elétricos assíncronos.

Nissan

A montadora japonesa pretende ter sua frota totalmente elétrica a partir de 2031. Com o plano de lançar oito carros desse tipo até o próximo ano, deseja alcançar a marca global de um milhão de elétricos e híbridos vendidos até 2024. Um dos grandes pilares desse sucesso é o compacto Leaf, produzido desde 2010.

Renault e Alpine

A Renault tem planos bem claros para suas produções na Europa: ter 90% de seu portfólio formado por carros elétricos até 2030 – e 100% para sua subsidiária, a Alpine. Atualmente, a marca já conta com modelos totalmente elétricos, entre os quais, os compactos urbanos Kwid e Zoe.

Suzuki

A fabricante japonesa ainda não anunciou uma data para “eletrificar” sua frota. Entretanto, prevê para 2025 a criação de seu primeiro modelo totalmente elétrico. Atualmente, já possui duas opções híbridas: o Swift e o Ignis.

Stellantis

O grupo automotivo sediado na Holanda ainda não fixou uma data para ter um portfólio totalmente elétrico. No entanto, possui planos progressivos e específicos, inclusive para a América do Sul. O objetivo da marca é lançar sete modelos híbridos e elétricos no continente até 2025, e alcançar um market share de 20% desse mercado até 2030.
Vale lembrar que a Stellantis é responsável pela gestão de seis marcas no Brasil: Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram.

Tesla

Diferente de todas as marcas presentes nesta lista, a montadora do multibilionário Elon Musk não precisou passar pela transição de carros com motores a combustão para carros elétricos. Atualmente, a Tesla é simplesmente a maior vendedora de carros elétricos no mundo. Apenas em 2021, emplacou mais de 936 mil unidades em todo o mundo. O grande propulsor desse sucesso foi o Model 3, com mais de 285 mil unidades vendidas.

Toyota

A marca automotiva mais valiosa do mundo, segundo um estudo recente da consultoria Brand Finance, deseja ter uma linha totalmente elétrica a partir de 2040. Em abril, iniciou a produção do SUV BZ4x, no Japão e na China. Vale lembrar que o primeiro Toyota elétrico remonta há 25 anos: o RAV4 EV – fabricado de 1997 a 2003 e de 2012 a 2014.


Volkswagen

Embora ainda não tenha uma data anunciada para ter 100% de elétricos, a montadora tem empregado amplos esforços no sentido da eletrificação – sobretudo após o escândalo do Dieselgate. Não à toa, entre 2021 e 2026, o grupo alemão pretende investir US$ 86 bi nesse sentido, e alcançar a incrível produção anual de 1,5 milhão de elétricos ou híbridos no mundo em 2025. O objetivo é alcançar 70% de market share nesse segmento, na Europa, até 2030.

Volvo
A subsidiaria da chinesa Geely, que pretende ter uma frota 100% elétrica a partir de 2030, não lança um modelo de motor a combustão desde 2019! Aliás, o portfólio 100% elétrico ou híbrido parece ter caído no gosto do brasileiro: a marca bateu o recorde de emplacamentos no país, em 2021.

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