6 coisas que já sabemos sobre o Ferrari Purosangue

Conheça algumas características do primeiro utilitário esportivo da marca de Maranello, que chega ao mercado em breve

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Rafael Ligeiro
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Sem dúvidas, toda iminência do lançamento de uma Ferrari é cercada por muita expectativa. O que será que a montadora italiana “aprontará” dessa vez em termos de design? E de motorização? No entanto, desta vez, o enigma parece ainda maior com a Ferrari Purosangue. Afinal, esse será o primeiro SUV em 82 anos de história da fabricante de Maranello.

Desde o anúncio do interesse ferrarista em ingressar no segmento de utilitários esportivos, em 2019, poucas informações foram disponibilizadas acerca da Purosangue. De maneira esparsa, somente como um teaser em algumas ocasiões. Mas nós do WM1 compilamos seis detalhes que você precisa saber sobre esse SUV.

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Como será a Ferrari Purosangue

A Ferrari Purosangue não será um SUV “tradicional”

Tão logo a Ferrari anunciou a criação da Purosangue, muitos entusiastas se viram diante de um verdadeiro dilema. Afinal, os utilitários esportivos contam com um estereótipo de veículos espaçosos, voltados à família, enquanto uma Ferrari é reconhecida por requinte, alta cavalaria e outros adjetivos que bem conhecemos.

Logo, será que a Ferrari abandonaria seu DNA na Purosangue? A resposta é não. Prova disso é que a própria montadora italiana trata o modelo informalmente não como um SUV, mas como uma FUV, siglas para Ferrari Utilitary Vehicle – ou Veículo Utilitário Ferrari, em português. O termo foi popularizado alguns anos atrás, pelo saudoso diretor executivo da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne.

Vale destacar que a arquitetura será baseada na Ferrari Roma, GT lançado pela montadora em 2020.

Será elétrica? Ao menos inicialmente, não

Por muitos meses se acreditou que a Purosangue entraria para a história como o primeiro carro elétrico da Ferrari. Afinal, há uma crescente onda de eletrificação no segmento automotivo, inclusive entre utilitários esportivos. Por sinal, dois dos mais bem-sucedidos SUVs da atualidade se enquadram nesse tipo: o Aston Martin DBX e o Lamborghini Urus.

Só que o peso da tradição falou mais alto! E a marca de Maranello anunciou, neste mês, que adotará o motor o aspirado V12!

Essa decisão, aliás, parece promover um contato com a verdadeira essência ferrarista. Embora seja o tipo de motor mais utilizado em seus carros na história, atualmente esse propulsor equipa somente a Ferrari 812 Superfast.

Com uma cilindrada de 6.500 cm³, o esportivo possui potência máxima na casa dos 800 cv em sua versão tradicional.

Purosangue será equipada com tradicional motor V12 aspirado
Crédito: Wikimedia Commons/Triple-green
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Sim, a Ferrari Purosangue terá quatro portas!

Apesar de manter a tradição em termos de design e motorização, a Ferrari sabe que algumas características do universo dos utilitários esportivos não podem ser ignoradas. E uma delas, logicamente, é a adoção de quatro portas nos veículos.

Diferente do que alguns podem imaginar, a Ferrari possui alguma experiência na produção de carros com essa configuração.

Em 1980, a montadora desenvolveu um sedã de quatro portas: a Ferrari Pinin. Produzida pela Pininfarina, o objetivo desse modelo era fazer frente a sedãs de luxo, como o Jaguar XJ e o Mercedes-Benz 450SEL. No entanto, Enzo Ferrari desistiu da ideia e o carro não foi comercializado.

Mais recentemente, nos anos 1990, a Ferrari desenvolveu quatro unidades de quatro portas do sedã 456 GT Saloon, além de uma wagon, a 456 GT Venice, de cinco portas. Todas encomendadas pela família real de Brunei.

<em>Ferrari Pinin, de 1980, foi o primeiro quatro portas da Ferrari</em>
Crédito: Wikimedia Commons/ thievingjoker
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O SUV (ou melhor, o FUV) terá tração integral nas quatro rodas

Cada vez mais tradicional no segmento de SUVs, a tração all-wheel-drive (AWD) está presente em modelos como o Bentley Bentayga e os Porsche Cayenne e o Macan. E não será diferente com a Ferrari Purosangue.

Por sinal, se engana quem pensa que esse será o primeiro modelo com tração nas quatro rodas da montadora italiana. Lançado em 2011, a Ferrari FF contou esse sistema para atender a proposta de um carro capaz de encarar o inverno rigoroso do hemisfério norte.

Transmissão segue tendência do mercado de SUVs – e de outras Ferraris

Assim como dois de seus potenciais concorrentes (Lamborghini Urus e Bentley Bentayga), a Purosangue utilizará uma transmissão automática de oito marchas, que se diferenciará apenas pelo sistema de dupla embreagem (DCT).

Essa configuração é igual ao de outros carros do atual portfólio da fabricante de Maranello, entre os quais a Ferrari Roma e a Ferrari SF90 Stradale.

Afinal, a partir de quando a Purosangue será produzida? Quanto custará?

Até o fechamento dessa matéria não havia uma data exata para o começo da produção do utilitário. Contudo, a expectativa é de que seja iniciada ainda neste ano, e as primeiras unidades chegarão às mãos de seus compradores em 2023.

Outro segredo guardado a sete chaves pela montadora é o preço. A expectativa, porém, é de que a Purosangue não saia por menos de 300 mil euros – equivalente a R$ 1,57 milhão.

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