A eletrificação automotiva avança em São Paulo em ritmo acelerado. De um movimento tímido, em 2019, o estado agora vive uma virada histórica no registro de carros elétricos novos — sejam híbridos ou 100% elétricos. Ao mesmo tempo, o etanol continua consolidado como alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a frota eletrificada cresceu 1.278% desde 2019. Isso mostra que o consumidor paulista está adotando, de vez, soluções de mobilidade mais limpas.
Em 2019, São Paulo registrou apenas 4.307 veículos zero-quilômetro com opção elétrica. Até setembro de 2025, esse número saltou para 59.354 unidades — e a tendência é fechar o ano com cerca de 77.220 veículos, o que representará um avanço de 31,5% em um ano.
Hoje, esses modelos representam 7,42% de todos os veículos novos registrados no estado, ante apenas 0,44% há seis anos.
A parcela dos carros totalmente elétricos também impressiona. Aumentou de 429 unidades em 2019 para 16.643 veículos até setembro de 2025 - um crescimento de 3.780%.
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Mesmo com o avanço da eletrificação, o etanol — combustível renovável e com menor pegada de carbono — continua forte na preferência do paulista.
Em 2019, esse percentual era de 49%. Ou seja, o consumidor está apostando em tecnologias mais limpas, passando da fase "somente gasolina" para flex mais eletrificação.
Somando carros movidos exclusivamente a gasolina e flex, o combustível segue majoritário:
Apesar disso, o crescimento foi menor — 2% em um ano, mostrando uma tendência gradual de mudança.



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