Chocante! Carros elétricos saltam 1.278% em SP

Registros de carros elétricos novos dispararam em São Paulo desde 2019, mas os flex e a gasolina continuam dominando

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Nicole Santana
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A eletrificação automotiva avança em São Paulo em ritmo acelerado. De um movimento tímido, em 2019, o estado agora vive uma virada histórica no registro de carros elétricos novos — sejam híbridos ou 100% elétricos. Ao mesmo tempo, o etanol continua consolidado como alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis.

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    As vendas de carros elétricos tiveram um aumento expressivo em São Paulo
    Crédito: Divulgação
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    Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), a frota eletrificada cresceu 1.278% desde 2019. Isso mostra que o consumidor paulista está adotando, de vez, soluções de mobilidade mais limpas.

    De 4,3 mil para 59,3 mil carros elétricos em seis anos

    Em 2019, São Paulo registrou apenas 4.307 veículos zero-quilômetro com opção elétrica. Até setembro de 2025, esse número saltou para 59.354 unidades — e a tendência é fechar o ano com cerca de 77.220 veículos, o que representará um avanço de 31,5% em um ano.

    Hoje, esses modelos representam 7,42% de todos os veículos novos registrados no estado, ante apenas 0,44% há seis anos.

    O Volvo Ex30 é o único modelo entre os cinco carros elétricos mais vendidos do Brasil que não é da BYD
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Carros puramente elétricos crescem quase 4.000%

    A parcela dos carros totalmente elétricos também impressiona. Aumentou de 429 unidades em 2019 para 16.643 veículos até setembro de 2025 - um crescimento de 3.780%.

    As marcas chinesas dominam o ranking dos carros elétricos mais vendidos
    Crédito: Divulgação
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    Etanol continua relevante e cresce mais que gasolina

    Mesmo com o avanço da eletrificação, o etanol — combustível renovável e com menor pegada de carbono — continua forte na preferência do paulista.

    • Frota ativa movida a etanol: 15,1 milhões
    • Crescimento em 12 meses: 2,7%
    • Participação na frota: 50,3%
    • Em 2019, esse percentual era de 49%. Ou seja, o consumidor está apostando em tecnologias mais limpas, passando da fase "somente gasolina" para flex mais eletrificação.

      Gasolina ainda domina, mas perde espaço lentamente

      Somando carros movidos exclusivamente a gasolina e flex, o combustível segue majoritário:

      • Frota ativa que pode rodar com gasolina: 25,7 milhões
      • Participação na frota: 85,7%
      • Apesar disso, o crescimento foi menor — 2% em um ano, mostrando uma tendência gradual de mudança.

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