A Omoda & Jaecoo, divisão de modelos de alto luxo e tecnologia do grupo Chery que chegou oficialmente ao Brasil este ano, quer acelerar ainda mais sua estratégia para o mercado brasileiro.
Em coletiva exclusiva realizada na noite desta quarta (29/10), em São Paulo (SP), o CEO global da marca, Shawn Xu, recebeu a reportagem do WM1 e foi direto: ""Não há chances de seguirmos operando sem uma fábrica bojuda como apoio”. Venha com a gente nesse texto para saber mais.
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A declaração de Shawn Xu reforça o objetivo da marca de ter uma operação local sólida e marca um novo capítulo na ofensiva chinesa sobre o setor automotivo nacional.
Desde que desembarcou no Brasil, em abril - após mais de um ano em fase de "preparação" -, a Omoda & Jaecoo lançou quatro modelos (Omoda 5, Omoda e5, Omoda 7, e Jaecoo7), e ultrapassou a marca de pouco mais de cinco mil unidades vendidas.
Agora, a empresa prepara uma nova fase. A meta é grande: estar entre as dez marcas mais vendidas do país em três anos.
A estratégia é investir em produção nacional, ampliar a rede de concessionárias e lançar novos produtos eletrificados.
Oferta Relacionada: Marca:OMODA Modelo:E5
Segundo Xu, há negociações para que uma fábrica comece a operar até meados de 2026. Essa sede terá capacidade para montar os primeiros veículos da marca no país. O local ainda está "em estudos", mas a empresa avalia parcerias e estruturas já existentes - assim como a Chevrolet fez com a antiga sede da Troller, em Horizonte (CE), onde fabricará, em parceria com a Comexport, o SUV Spark EUV.
A produção local, na visão do executivo, é essencial para viabilizar o plano de expansão da marca, que projeta vender 50 mil unidades por ano no Brasil a partir de 2026. Se não achar um local já pronto, Xu também afirmou que a empresa poderia "construir uma fábrica do zero", ainda que esse processo leve "de três a quatro anos".
"Nós não queremos um formato de montagem só de CKD, queremos localizar as peças e viabilizar toda a fabricação dos nossos carros", comentou.
Além disso, Xu revelou que a empresa trabalha no desenvolvimento de um motor flex híbrido plug-in, tecnologia que deverá estrear no segundo semestre do ano que vem. A proposta é unir eletrificação e compatibilidade com o etanol, reforçando o alinhamento com a matriz energética brasileira.
Entre os lançamentos previstos, estão três novos modelos: o Omoda 4 (antigo Omoda 3, o carro da foto que abre esta reportagem), e um SUV compacto voltado para o público jovem - que seria rival de Fiat Pulse, Honda WR-V, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
Segundo a Omoda, esse modelo deverá ter um motor 1.0 turboflex de três cilindros capaz de oferecer até 130 cv de potência nas versões de entrada e um conjunto híbrido nas configurações mais caras.
Outro carro cotado é o Jaecoo 5, um SUV compacto que lembra bastante o Jeacoo 7, embora em menores proporções. Este poderia ser mais um concorrente no segmento que tem Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Honda HR-V e cia.
Por fim, o Jaecoo 8, um utilitário médio-grande com pegada off-road e acabamento premium - primo do Caoa Chery Tiggo 9. Este SUV compartilharia a motorização com o Jaecoo 7, que já está à venda no país, e apostaria em design esportivo e em ótimo nível de tecnologia embarcada.
Outro ponto destacado por Xu para nossa reportagem foi a independência da operação brasileira. Diferentemente de outras marcas chinesas que atuam por meio de parcerias, a Omoda & Jaecoo pretende manter controle direto sobre sua estrutura no país.
A empresa já iniciou contratações nas áreas de pós-venda, logística e marketing, com sede em São Paulo. A meta é construir uma rede de concessionárias própria, com padrão internacional e dedicação à "experiência do cliente".
A coletiva também abordou o papel do Brasil na estratégia global da marca. Xu afirmou que o país é um dos pilares da expansão internacional da Omoda & Jaecoo, que já atua em mais de 40 países e acumula mais de 500 mil carros vendidos. A operação nacional também deverá servir de base para exportações futuras na América Latina, ampliando a relevância da unidade local.
A marca também vai investir em posicionamento. A atriz Bruna Marquezine foi anunciada durante a cerimônia desta semana como a mais nova embaixadora da Omoda no Brasil, o que de fato reforça a imagem mais jovem, conectada e moderna da empresa.
Nos próximos dias, será possível ver pela televisão ou mesmo na internet a campanha de lançamento dos modelos Omoda 5 e Omoda 7, que é centrada em tecnologia, design e autenticidade.