Carros mais vendidos de outubro em cada segmento

Dados reforçam a recuperação do mercado. Chevrolet Onix vende mais que Fiat Strada e volta a ser o líder no geral

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros mais vendidos de outubro em cada segmento
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves segue em recuperação após a complicada queda de abril e maio ocorrida em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Novo relatório da Fenabrave (associação dos concessionários) garante que as vendas de veículos novos estão em alta, com 215.053 unidades comercializadas em outubro (nessa conta entram ônibus e caminhões).

Com relação ao mês de setembro, as vendas de carros e comerciais leves cresceram 3,25%, de acordo com o último documento de emplacamentos divulgado pela entidade. Foram 205.244 unidades registradas no mês passado (aqui, somente automóveis e comerciais leves), contra 198.781 do período anterior (setembro).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como dissemos no mês passado, se por um lado os números empolgam, por outro não significam que houve recuperação total. Mesmo com a retomada dos últimos meses, é improvável que o mercado brasileiro termine 2020 com números melhores que os de 2019. Até outubro foram comercializadas 1.589.339 unidades, queda de 30,4% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Abaixo trazemos nosso tradicional ranking de modelos mais vendidos com os vencedores de outubro. Mostramos quem liderou as cinco principais categorias do mercado brasileiro de carros: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos. Confira:

Carros mais vendidos de outubro

Hatch: Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix segue absoluto em seu segmento, mas nos últimos meses tem travado difíceis batalhas para manter o posto de carro mais vendido do Brasil. Em julho o compacto da Chevrolet foi derrotado pelo Volkswagen T-Cross, mas retomou o primeiro lugar no mês subsequente. Em setembro, perdeu a liderança para a Fiat Strada. Mas em outubro voltou a reinar.

Entre os hatchbacks, tudo sob controle: 12.203 unidades do Onix foram emplacadas em outubro, contra 8.903 do segundo colocado, o Hyundai HB20; e 8.473 do terceiro, o veterano Volkswagen Gol.

Chevrolet Onix RS, versão esportivada do carro mais vendido do Brasil, foi lançada em setembro
Crédito: Divulgação
toggle button

Sedã: Chevrolet Onix Plus

Entra mês, sai mês e o Chevrolet Onix Plus continua no topo da categoria de sedãs. O três-volumes mais vendido do Brasil fechou outubro com 8.619 licenciamentos. Como lembramos por aqui, a Fenabrave também põe na conta o antigo Prisma, que agora atende sob a alcunha de Joy Plus.

Na segunda posição entre os sedãs figura o Toyota Corolla, com 4.240 emplacamentos. O modelo nipônico é seguido pelo Volkswagen Virtus, que fechou o mês passado mais uma vez em terceiro com 3.480 unidades comercializadas.

Onix Plus foi outro modelo da GM a ganhar uma versão em setembro, a Midnight
Crédito: Divulgação
toggle button

SUV: Chevrolet Tracker

Não satisfeita com o topo nas categorias hatchback e sedã, a GM mais uma vez não quis saber da concorrência e também conquistou a liderança no segmento de SUVs. O Tracker teve 6.595 unidades emplacadas em outubro e já é o terceiro SUV compacto mais emplacado do país no acumulado do ano, atrás somente de Volkswagen T-Cross (o líder no geral entre utilitários) e Jeep Renegade.

O segundo colocado entre os SUVs (aí entram os utilitários de outros portes, como médios e grandes) foi o Jeep Compass, médio, que em outubro vendeu 6.161 automóveis. O terceiro, para alegria da FCA, foi o "irmão" Jeep Renegade, com 6.042 registros. O T-Cross, sensação do ano, ficou em quinto no mês de outubro, com 5.137 licenciamentos, atrás do Hyundai Creta, que teve 5.354 emplacamentos.

Novo Tracker ganhou visual mais agressivo no começo do ano, inspirado na nova identidade visual da marca
Crédito: Divulgação
toggle button

Picape: Fiat Strada

A "Stradinha" continua "nem aí" para a concorrência. Além de mais um mês na liderança no segmento de picapes, o modelo da Fiat já praticamente garantiu a primeira colocação entre todos os comerciais leves (picapes, vans e veículos comerciais) em 2020.

Em outubro a picape teve 10.068 licenciamentos - no ano, já são 60.040 unidades, quase 20 mil a mais que a segunda colocada no geral, a Fiat Toro, que em 2020 já teve 40.380 carros emplacados. Ainda na categoria, a segunda colocação em outubro ficou, claro, com a Toro, com 5.949 emplacamentos; e a terceira colocada foi a Chevrolet S10, com 3.401 registros.

Vale lembrar que mesmo com a mudança profunda, Strada ainda emplaca unidades da geração anterior
Crédito: Divulgação
toggle button

Esportivo: Porsche Boxster e Chevrolet Camaro

Esse ano deve ser fortemente comemorado pela Porsche, líder do segmento de carros esportivos no Brasil desde o início da temporada com o 911, modelo que certamente será o mais emplacado no acumulado do ano. Mas em outubro a marca viu outro modelo de seu line-up liderar o segmento: o Boxster, com 31 unidades - mesmo número de vendas que o surpreendente Chevrolet Camaro.

A dupla Boxster/Camaro, com 31 carros, liderou o mês passado, seguida por Porsche 911 (27 unidades) e Ford Mustang (16). No ano, o pódio tem 911 (691), Mustang (280) e Boxster (273). Lembrete: na categoria, a Fenabrave não leva em conta as derivações esportivas, como Renault Sandero RS ou Audi RS6. Apenas os "puro-sangue" fazem parte do grupo.

Porsche 718 Boxster (o conversível) foi o carro esportivo mais vendido do Brasil em outubro de 2020
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge