Um compilado feito pela empresa especialista em dados do setor automotivo em todo o mundo, a Focus2move, revelou que em 2019 a China seguiu na dianteira como maior mercado de carros do planeta, com 25.133.264 unidades emplacadas naquele ano - o que certamente vai acontecer de novo agora, em 2020. Mas quais são os carros mais vendidos?
Os Estados Unidos ocupam o segundo posto entre os maiores mercados automotivos do mundo (com mais de 10 milhões de unidades vendidas anualmente). Depois aparecem Alemanha (pouco mais de 3,5 milhões), Índia (3,1 milhões) e Japão (2,8 milhões) no "Top 5". O Brasil, que chegou a ser o quarto mercado em 2015, hoje é o sexto. Mas quais são os mais emplacados de cada país dessa lista?
O modelo mais emplacado no país, que também é a maior economia do planeta, é o Volkswagen Lavida - foi em 2019, segundo a Focus2move, e deve manter o posto este ano. É um sedã médio com porte de Jetta produzido em parceria com a Saic, em Xangai (importante frisar, já que naquele país a Volks tem outras joint-ventures - como com a marca chinesa Faw, por exemplo).
O Lavida sedã é o mais vendido, mas também é comercializado em outras carrocerias, como hatch e perua. Apesar do visual atualizado - comparado a modelos atuais da Volks em todo o mundo -, o Lavida utiliza uma antiga plataforma de construção, a PQ34, a mesma que fazia o Golf 4 nacional até o fim da década passada. O motor pode ser 1.5 MPI (aspirado), 1.2 TSI ou 1.4 TSI (ambos turbo).
Nos Estados Unidos quem manda é a Série F de picapes da Ford, que domina o mercado automotivo há décadas - assim como o Volkswagen Gol fez no Brasil por mais de 25 anos. Em 2019 a Série F (F-150, F-250, F-2500, F-150 Raptor etc.) liderou as vendas e a mesma coisa vai acontecer este ano.
Curiosamente, o automóvel mais vendido dos EUA é um comercial leve, não um carro de passeio convencional. Nesse quesito, quando consideramos apenas hatches, sedãs, peruas, SUVs, conversíveis, monovolumes, esportivos e qualquer tipo de crossovers, o modelo mais emplacado daquele país é o Toyota RAV4.
Quem costuma terminar na frente nessa disputa na Alemanha é o Volkswagen Golf. A Volks, aliás, domina o mercado amplamente - em 2019, cinco dos dez modelos mais emplacados daquele país foram dela.
Outra curiosidade é que os SUVs não têm muito espaço naquele país, o que dá para perceber pela lista dos dez mais emplacados: VW Golf; VW Tiguan; Mercedes-Benz Classe C; VW Polo; VW Passat; VW T-Roc; Ford Focus; Skoda Octavia; Opel Corsa e Audi A4.
Aqui há praticamente um monopólio da Maruti, uma das marcas coligadas à japonesa Suzuki - os primeiros seis carros da lista de mais vendidos pertencem à fabricante. Mas o mais vendido deles é o Alto, um hatch compacto com motor de 800 cilindradas e preço bem atraente. Na lista ainda temos três modelos da Hyundai (i20, Grand i10 e o Creta) e um sétimo Maruti. Suzuki feliz da vida.
O mercado japonês é completamente diferente do que conhecemos, apesar de estar à frente do nosso em números. Da lista dos dez mais vendidos, o único que conhecemos - e que é vendido por aqui, importado de lá - é o Toyota Prius, o sexto colocado em 2019.
Por lá, quem domina são os key-cars (carros mega compactos feitos para rodar só na cidade). E o mais emplacado entre eles é o Honda N-Box - foi assim em 2019 e deve acontecer de novo este ano. O N-Box é uma pequena van quadradinha extremamente econômica e curiosamente muito espaçosa, que passou a liderar o mercado há poucos anos.



Email enviado com sucesso!