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Carros pioneiros em novas tecnologias no Brasil

O WM1 levantou 15 exemplos de modelos que inovaram no mercado automotivo nacional ao introduzir novidades nos veículos

por Guilherme Silva

Itens como ar-condicionado, airbags, freios ABS e motores turbo eram impensáveis no passado, mas se tornaram comuns nos veículos fabricados e vendidos no Brasil nos últimos anos. Mas você sabe quais foram os carros pioneiros na oferta dessas tecnologias no país?
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Para tirar essa dúvida, o WM1 fez uma lista que mostra 15 modelos inovadores no mercado brasileiro. Confira abaixo:

Carros que trouxeram novas tecnologias

1 – Toyota Corolla: 1º híbrido flex do mundo (2019)

O mais recente dos carros precursores de tecnologias no Brasil, o novo Toyota Corolla é o primeiro modelo híbrido fabricado no país. Além de estrear a produção da tecnologia, que combina as propulsões a combustão e elétrica, o sedã feito em Indaiatuba (SP) é o primeiro carro híbrido que também pode ser abastecido com etanol no mundo.

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2 - Fiat Strada: 1ª picape pequena com três portas (2013)

A geração anterior da Fiat Strada dominou o mercado por mais de duas décadas muito pela sua robustez mecânica e versatilidade. No entanto, a picapinha derivada do antigo Palio foi o primeiro modelo da categoria a ter carroceria de cabine dupla, em 2009. Quatro anos mais tarde, a Strada inovou mais uma vez com a introdução da terceira porta, que facilita o acesso dos passageiros ao banco traseiro pelo lado direito.
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3 – Volkswagen Gol: 1º carro flex (2003)

Há quase duas décadas, a Volkswagen ganhava a atenção e se tornava um dos carros a lançar novas tecnologias no Brasil. Foi quando a marca alemã apresentou o primeiro modelo bicombustível do Brasil. O Gol Geração 3 (na verdade, segunda geração) ganhava a tecnologia Total Flex na motorização AP 1.6, que permite o abastecimento com etanol ou gasolina em qualquer proporção.

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4 – Chevrolet Zafira: 1ª minivan de 7 lugares (2001)

Se hoje a Chevrolet Spin domina o mercado de carros de sete lugares, muito se deve à sua antecessora. Lançada em 2001, a Zafira era um projeto moderno da Opel, antiga subsidiária alemã da General Motors.
Baseada na plataforma do Astra de segunda geração, a minivan ganhou uma legião de fãs por conta do desenho harmonioso e do espaço interno generoso. Um engenhoso sistema de rebatimento escondia a terceira fileira de bancos no assoalho do porta-malas, e liberava espaço no compartimento – recurso ausente na Spin.
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5 – Fiat Tipo e Chevrolet Vectra: airbags (1996)

Naquele ano, Fiat e General Motors correram para ver quem lançava o primeiro carro nacional equipado com airbags. A marca italiana saiu na frente ao anunciar a produção do hatch médio Tipo em Betim (MG). No entanto, o modelo oferecia apenas o airbag para o motorista como opcional. Já o Chevrolet Vectra de segunda geração foi lançado semanas depois, com as duas bolsas infláveis dianteiras, também como opcionais.

6 - Fiat Uno: 1º motor turbo de fábrica (1994)

Na década de 1990 era comum as montadoras oferecerem versões esportivas dos seus modelos mais vendidos. Um ano depois de lançar o primeiro motor com quatro válvulas por cilindro, no sedã médio Tempra, a Fiat apresentou o Uno Turbo. O pequeno esportivo era equipado com um motor de 1.4 litro turbinado de 118 cv de potência, que entregava desempenho surpreendente para a época.
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7 – Volkswagen Santana: freios ABS (1991)

Obrigatório em todos os carros novos comercializados no país a partir de 2014, o sistema antitravamento dos freios (ABS) foi introduzido nos automóveis nacionais há 30 anos, e é uma das tecnologias que entram nessa lista. O Volkswagen Santana, que acabara de sofrer uma profunda reestilização, foi o primeiro modelo feito no Brasil a ganhar o item de segurança, que só existia nos carros estrangeiros recém-chegados com a reabertura das importações.

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8 - Volkswagen Gol GTI: injeção eletrônica (1989)

Cada vez mais valorizado entre os colecionadores, o Volkswagen Gol GTI fez história ao estrear em nosso mercado a injeção eletrônica. O sistema Bosch LE-Jetronic foi instalado no motor AP 2.0 para substituir o arcaico carburador.

9 – Ford Belina: 1º automóvel 4x4 (1985)

Muita gente acha que o SUV EcoSport foi o primeiro carro de passeio feito no Brasil a oferecer tração 4x4, mas a Ford já havia lançado um modelo com esse recurso muito anos antes. Em meados da década de 1980, a marca lançou a perua Belina com tração nas quatro rodas. No entanto, o projeto não durou muito tempo por conta de sua fragilidade, motivo de muitas reclamações dos consumidores.

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10 – Ford Del Rey: travas e vidros elétricos (1981)

Presente até mesmo nos carros mais populares, as travas e vidros com acionamento foram, durante muito tempo, itens exclusivos de modelos mais caros. O primeiro nacional a sair de fábrica com os acessórios foi o Ford Del Rey, também conhecido pelo rodar macio e acabamento interno caprichado.

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11 – Fiat 147: 1º carro a álcool (1979)

O primeiro Fiat nacional também foi o primeiro carro feito no país a ter motor instalado em posição transversal (1974). Cinco anos mais tarde, o 147 teve a primazia de ser o primeiro modelo nacional de produção em série movido a etanol.

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12 – Ford Galaxie: direção hidráulica (1967) e câmbio automático (1969)

O luxuoso sedã foi o primeiro modelo nacional a oferecer direção com assistência hidráulica e câmbio automático como opcionais. Inovadora à época, a transmissão de três marchas era combinada ao icônico motor V8.

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13 – Willys Itamaraty: ar-condicionado (1967)

Indispensável nos carros atuais, o ar-condicionado foi um item exclusivo de carros mais luxuosos. O Willys Itamaraty (versão mais sofisticada do Aero Willys) foi o modelo que introduziu o climatizador, como opcional, entre os automóveis nacionais. Poucas unidades receberam o equipamento por conta do alto valor cobrado pela novidade na época.

14 – Willys Gordini: freios a disco (1967)

O pequeno sedã ficou mais conhecido pela fragilidade de sua mecânica, mas foi responsável pela introdução dos freios dianteiros a disco. O item era mais sofisticado e eficiente que os tambores, que equipavam os demais modelos nacionais da época.

15 – Volkswagen Fusca: teto solar (1965)

Bastante desejado pelos consumidores atualmente, o teto solar foi motivo de rejeição graças a uma infame piada. A Volkswagen oferecia o acessório como opcional para o Fusca, mas teve pouca aceitação após ganhar o apelido de “Cornowagen”, em referência aos supostos chifres do motorista.

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