Carros têm queda de preço em abril

Desvalorização volta a crescer em abril, puxada pelos usados; 0 km mantém valorização, mas em ritmo menor, diz Webmotors

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros têm queda de preço em abril
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Após três meses consecutivos de redução na desvalorização dos carros, o mercado automotivo voltou a apresentar queda nos preços em abril. É o que mostra o Índice Webmotors, que calcula mensalmente as variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma.

A desvalorização média no mês para o mercado como um todo (considerando novos e usados) foi de -0,166%, um crescimento de -0,091 ponto percentual em relação a março (-0,075%).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Esse comportamento foi impulsionado principalmente pelo mercado de usados, que também voltou a apresentar maior depreciação após três meses de queda.

A queda no preço médio foi impulsionada pelo mercado de usados
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

O índice para esta categoria em abril foi de -0,194%, com crescimento de 0,101 ponto percentual em relação a março (-0,093%). Já na comparação com abril de 2024 (-0,125%), a desvalorização foi 0,069 ponto percentual superior.

Carros zero-quilômetro continuam valorizados

No caso dos veículos zero-quilômetro, o Índice Webmotors aponta que a categoria se manteve valorizada, porém com menor intensidade do que nos três meses anteriores.

Em abril, o índice foi de +0,112%. Ou seja, 0,074 ponto percentual inferior a março (+0,186%). Em comparação com abril de 2024 (-0,117%), o segmento está +0,229 ponto percentual mais valorizado.

“Os primeiros meses do ano costumam apresentar demanda mais aquecida por ser o momento que muita gente costuma começar a tirar o plano da compra ou troca de veículo do papel. Estamos observando agora um arrefecimento dessa demanda, com o usado retornando ao seu comportamento usual de desvalorização mensal e o zero-quilômetro reduzindo sua valorização”, explica Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.

Elétricos e híbridos também registram desvalorização

A desvalorização dos elétricos também cresceu em abril. Os modelos usados da categoria tiveram índice de -0,699%, uma depreciação de 0,140 ponto percentual superior a março (-0,559%). Já os zero-quilômetro registraram índice de -0,205%, com aumento de 0,105 ponto percentual em relação ao mês anterior (-0,100%).

No caso dos híbridos usados, o índice foi de -0,692%. Ou seja, 0,247 ponto percentual acima de março (-0,445%). Já os híbridos zero-quilômetro apresentaram desvalorização de -0,036%, o que representa uma valorização de 0,043 ponto percentual em relação a março (-0,073%).

Os carros elétricos também apresentaram desvalorização
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Comentários
Wid badge