No pacote de cinco lançamentos anunciados pela Chevrolet hoje (8/7), um chama a atenção não só por ser elétrico, mas por chegar com um alvo bem claro: o BYD Dolphin, hoje um dos modelos mais populares do segmento no Brasil.
O recém-apresentado Chevrolet Spark EUV começa a ser vendido amanhã (9/7), com preço promocional de R$ 159.990 — só R$ 190 a mais que o rival chinês, vendido por R$ 159.800.
Se os preços são praticamente idênticos, quais as diferenças entre os dois? A resposta é: o estilo e a proposta de cada um.
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Um é SUV e o outro é hatch, mas a disputa é mais próxima do que parece
Mesmo com categorias diferentes, os dois modelos brigam pelo mesmo perfil de comprador: aquele que quer um elétrico urbano, acessível, com visual moderno e pacote tecnológico atraente.
O Chevrolet Spark EUV é anunciado como um SUV compacto urbano, mas com medidas que o deixam muito próximo do rival. São 4 metros metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura, além de um porta-malas com capacidade para 385 litros — generoso para o segmento - e abertura lateral.
Do outro lado, o hatch médio BYD Dolphin tem 4,13 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e porta-malas para 344 litros. Ou seja, são quase iguais em porte e o BYD leva certa vantagem no espaço interno, mas perde no bagageiro (41 litros a menos). De toda forma, a proposta urbana é similar.
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Chevrolet Spark tem apelo jovem e lista de equipamentos interessante
Visualmente, o Spark aposta numa linguagem jovial e até um pouco aventureira, com três opções de personalização (Trail Motion, Rush e XR) e seis cores — incluindo um amarelo Canário, além de tons de azul, branco Cupuaçu e preto Rio Negro.
Há ainda versões com teto bicolor, reforçando o apelo lifestyle do modelo. Por dentro, há duas opções de acabamento e uma central multimídia flutuante com sistema MyLink, além de câmera 360°, sistema de regeneração nas frenagens e um recurso chamado Chevrolet Intelligent Driving, que ajuda a controlar a velocidade em curvas.
Alimentado por uma com bateria de 42 kWh, o motor elétrico rende 101 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, e proporciona até 258 quilômetros de autonomia pelo ciclo PBEV (Inmetro).
A recarga rápida leva o Spark a 80% em cerca de 35 minutos, segundo a GM. Um diferencial interessante é a função V2L, que permite usar o carro como fonte de energia para outros aparelhos — útil em acampamentos, eventos ou emergências.
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na WebmotorsDolphin tem mais autonomia e equipamentos mais sofisticados
Do lado da BYD, o Dolphin tem como trunfo a experiência consolidada no segmento. O hatch médio é equipado com um motor elétrico de 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, e tem autonomia de até 291 quilômetros com sua bateria de 44,9 kWh - número superior ao do Spark. Ou seja, é menos potente, ,as é uma diferença que talvez não faça tanta diferença no dia a dia, e por outro lado tem maior alcance.
No acabamento, o modelo da BYD item painel digital, ar-condicionado automático, interior em couro sintético, assistentes de estacionamento com câmera 360°, sensor crepuscular, seletor de modos de condução e uma tela multimídia de 12,8 polegadas com espelhamento sem fio.
A plataforma ainda tem freios regenerativos, sensor de pressão dos pneus, seis airbags e um bom pacote de segurança ativa.
Apesar do design mais contido, o Dolphin entrega um ambiente interno com um pouco mais de espaço, tecnologia e acabamento refinado.
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Qual dos dois leva a melhor?
A chegada do Chevrolet Spark EUV mexe diretamente com o segmento de entrada dos elétricos no Brasil, que até então era dominado por modelos chineses. Mesmo com dimensões e autonomia inferiores, o Spark pode atrair quem valoriza a marca Chevrolet - e quem ainda tem um pé atrás com as chinesas que dominam o mercado. Além disso, o carro tem um visual mais ousado, o que pode atrair o público mais jovem.
Já o BYD Dolphin continua como a opção mais racional: tem mais autonomia, um conjunto mais robusto, maior espaço interno - porém com porta-malas menor - e bons equipamentos de conforto e segurança. Tudo por praticamente o mesmo valor.
No fim das contas, a decisão vai depender do que pesa mais para o comprador: a tradição da GM e o visual descolado do Spark, ou a experiência consolidada da BYD e o pacote técnico mais completo do Dolphin.
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