A General Motors confirmou nesta segunda-feira (21/7) que a fábrica de Gravataí (RS) será responsável pela produção do SUV derivado do Onix a partir de 2026. A informação foi detalhada em comunicado oficial da montadora. O modelo será lançado para rivalizar com nomes como Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
O utilitário será 100% desenvolvido para o mercado sul-americano e fará parte de um novo ciclo de modernização da planta gaúcha, que completou 25 anos de operação em julho.
A nova fase da unidade inclui um investimento de R$ 1,2 bilhão, voltado para a ampliação e adaptação das linhas de montagem para a produção do futuro SUV compacto.
De acordo com a marca, a escolha da fábrica de Gravataí, atual responsável pela produção do Onix e do Onix Plus, confirma que o novo SUV será construído sobre a mesma base da dupla de compactos.
A plataforma, que já foi adaptada para diversos mercados globais, oferece uma boa relação entre custo e flexibilidade. Isso permitirá à Chevrolet competir em um segmento altamente concorrido com um produto acessível e moderno.
A GM ainda não revelou o nome do modelo nem detalhes sobre motorizações ou versões. Mas a confirmação do projeto marca um passo importante na estratégia da marca para ampliar sua oferta de SUVs no Brasil — o segmento mais relevante do mercado nacional atualmente.
O lançamento do novo modelo sinaliza a entrada da Chevrolet em um nicho onde ainda não atua diretamente: os dos SUVs compactos de entrada. Atualmente, o Tracker cumpre o papel de SUV compacto mais acessível da marca, mas o novo produto deverá ficar posicionado logo abaixo — tanto em preço quanto em proposta técnica -, e acima do hatch.
Assim, a Chevrolet mira modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera, com um modelo que promete bom custo-benefício, escala produtiva e, possivelmente, alto volume de vendas.
Veja também: Chevrolet Tracker 2026 evolui e segue equilibrado
Obviamente a marca não divulgou detalhes sobre o modelo. Mas podemos deduzir alguns aspectos, como o tamanho, por exemplo. Por se posicionar abaixo do Tracker e acima do Onix hatch, o novo SUV deve ter porte entre 4,27 metros (comprimento do Tracker) e 4,16 metros (comprimento do Onix).
Além disso, podemos deduzir que deverá ter o mesmo conjunto mecânico do irmão de plataforma - ou seja, motor 1.0 turbo de até 121 cv de potência.
Pode ser que a Chevrolet adote a mesma estratégia usada pela Volkswagen com o Tera, de lançar uma versão de entrada com motor aspirado, para reduzir preço e atrair público, inclusive na modalidade de vendas diretas. Nesse caso, o motor seria o 1.0 aspirado de 82 cv de potência.
Sobre o visual, o carro deve exibir design similar ao já visto nos lançamentos mais recentes da marca. E, além disso, alguns flagras do SUV do Onix já foram registrados, e através deles é possível conferir a presença de elementos como rack de teto, spoiler acima da tampa do porta-malas e faróis e lanternas em LED.
Ainda sem nome, o novo SUV do Onix tem lançamento confirmado para 2026. A produção na planta gaúcha deverá ser iniciada também no ano que vem.
Até lá, a GM dará sequência às obras de modernização e à preparação do time local para iniciar uma nova etapa na história da fábrica.
Além do novo SUV, o anúncio reforça a importância estratégica da planta de Gravataí no plano de crescimento da Chevrolet na América do Sul. Desde sua inauguração em 2000, o complexo já produziu quase cinco milhões de veículos e recebeu mais de R$ 6 bilhões em investimentos.
Entre os destaques estão a adoção do modelo de condomínio industrial, o uso de tecnologias de manufatura 4.0 e a certificação ambiental “Zero Aterro”, que garante o reaproveitamento integral de resíduos industriais.
O Mega Feirão Webmotors conta com mais de seis mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?



Email enviado com sucesso!