Cinco belos carros esportivos fabricados no Brasil

Quem disse que prazer ao dirigir vem de fora? Fizemos uma lista modelos muito divertidos de pilotar feitos no país

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco belos carros esportivos fabricados no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muita gente acredita que carros esportivos de verdade são somente importados para nosso país, mas a história não é bem assim. Desde os anos 1960 e 1970, a indústria automotiva brasileira investe em projetos de automóveis divertidos, afinal trata-se de uma segmentação bem querida pelos nossos consumidores.

Por isso, vamos listar abaixo cinco exemplos de carros esportivos fabricados (e alguns deles até estudados e desenvolvidos) no Brasil. Lembra de outros? Deixe no campo de comentários!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Cinco carros esportivos nacionais

1. Honda Civic Si (2007)

O Civic de oitava geração, que ficou conhecido no Brasil como "New Civic", foi lançado por aqui em 2006 e fez extremo sucesso, a ponto de desbancar por meses e até durante alguns anos o todo-poderoso rival Toyota Corolla. No ano seguinte, em março de 2007, a marca lançava o carro mais potente produzido em série no país para a época: o Civic Si.

Transformado em um esportivo, o sedã utilizava motor 2.0 i-Vtec de 192 cv e câmbio manual de seis marchas com diferencial de deslizamento limitado, além de suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus ainda mais nervosos que os padrões convencionais. Por dentro, trazia painel com iluminação vermelha e bancos esportivos em formato de concha com costura vermelha.

Honda Civic Si feito em cima da oitava geração do sedã fez bastante sucesso no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Renault Sandero RS (2015)

A Renault tentou de todas as maneiras importar para o Brasil em 2014 o Mégane RS, esportivo de respeito vendido na Europa, rival de carros como Volkswagen Golf GTI, Ford Focus ST e Honda Civic Type-R. O dólar subiu, as contas não fecharam e a chegada do modelo não se concretizou - como contamos nesta história.

Para o seu lugar, uma reviravolta aconteceu no ano seguinte, em 2015: a recém-lançada geração do Sandero - modelo desenvolvido pela submarca romena da fabricante, a Dacia - recebeu a primeira preparação esportiva da divisão RS (Renault Sport) feita fora da França. Ganhou motor 2.0 aspirado de 150 cv, câmbio extremamente curto, suspensão preparada e até escape modificado,

Com o acontecimento, o Sandero RS começou a ser vendido no fim de 2015 e se tornou o primeiro - e até agora único - veículo preparado pela divisão no Brasil. Em 2019, uma reestilização do modelo foi apresentada no país.

Sandero RS: versão esportiva do hatch é um dos carros brasileiros cobiçados no exterior
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Volkswagen Golf GTi (2003 e 2015)

A Volks ficou muitos anos sem vender o Golf no Brasil e agora, com o crescimento exponencial de SUVs e picapes, novamente colocou um dos carros queridinhos do público brasileiro sobre o telhado - atualmente o hatch só pode ser encontrado na versão GTE, híbrida, que é importada da Alemanha.

Mas a marca chegou a fazer por aqui a configuração GTi, uma das mais esportivas de seu catálogo - atrás somente da versão "R" -, tanto no Golf de quarta geração quanto no de sétima, aposentado recentemente com a chegada do T-Cross.

O Golf GTi feito sobre a quarta geração, na década passada, tinha motor 1.8 turbo de até 192 cv e encantava pelo desenho arrojado, que mantinha os frisos vermelhos tradicionais do modelo. O último utilizava o conjunto que hoje é conhecido como 350 TSI (motor 2.0 turbo de 220 cv) e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo.

Golf GTi nacional foi vendido até 2018. Antes, na sétima geração, vinha da Alemanha e do México
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

4. Chevrolet Corsa GSi (1995)

Até o compacto e popular Chevrolet Corsa - o "Volkswagen Gol da GM" antes da chegada do Celta e do Onix - teve uma versão esportiva fabricada nacionalmente. Uma pena não ter feito tanto sucesso, embora seu apelo fosse excelente. O modelo foi a resposta da empresa ao mercado em uma época em que o Brasil apostava em todas as categorias, afinal o setor de importação havia acabado de ser aberto.

Especificamente, o Corsa GSi foi também uma resposta da Chevrolet para os pequenos esportivos que estavam em alta no mercado, como Fiat Uno Turbo e o Volkswagen Gol GTI.

Vendido entre 1995 e 1996, o modelo tinha duas portas, desenho charmoso (aquele compacto e bem arredondado que ficou famoso no país), acabamento bem feito, suspensão mais firme e motor 1.6 16V de 108 cv e 14,8 kgf.m. O câmbio era manual de cinco marchas e ainda tinha relações mais curtas.

Corsa GSi foi um dos melhores "pocket rockets" (esportivos de bolso) dos anos 1990
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Fiat Punto T-Jet (2009)

Um dos carros esportivos nacionais mais divertidos dos últimos tempos foi o Fiat Punto T-Jet, vendido no Brasil entre 2009 e 2015. Divertido porque, além de um tesão de dirigir, o carro era acessível - o preço, na época, era inferior a R$ 60 mil. Bonito, bem acertado e ótimo de guiar, usava motor 1.4 turbo de 152 cv e 21,1 kgf.m - combinado a um câmbio bem preciso e ao baixo peso, o resultado era ótimo.

O Punto T-Jet era feito em Betim (MG), ao lado do Linea - que também chegou a oferecer a versão T-Jet. Considerado pela mídia especializada nacional como um dos modelos mais divertidos à venda no mercado brasileiro, passou a oferecer até seletor de modo de condução quando foi reestilizado, em 2013.

Mas o tempo passou e o carro que fez a cabeça de muitos consumidores deixou de existir - e até hoje não há substituto à altura. E tem mais: em breve, a marca deve lançar um SUV baseado na plataforma do Argo, o hatch que aposentou Punto e Palio de uma só vez.

Punto T-Jet foi um dos compactos mais divertidos e acessíveis do mercado brasileiro nesta década
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários