5 carros feitos por marcas fora da área automotiva

Fizemos uma seleção com exemplos de modelos criados por marcas que não são fabricantes de automóveis

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 carros feitos por marcas fora da área automotiva
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você já deve ter visto invenções de marcas automotivas feitas para fora do setor automobilístico. A Porsche, por exemplo, já projetou um prédio; a Peugeot fazia moedores de pimenta e bicicletas; a Lamborghini chegou a fazer tratores. E muitas dessas marcas que conhecemos se aventuraram no mercado de moda, com a criação de roupas e mochilas.

Mas e quando acontece o contrário? E quando empresas de outras áreas, portanto de fora do setor automotivo, tentam fazer um veículo? Na lista de hoje, elencamos cinco carros feitos por marcas fora da área automobilística que poderiam facilmente ocupar um lugar em nossa garagem se tivessem sido fabricados em série. Lembrou de algum outro? Deixe no campo de comentários!

Os carros feitos por marcas de fora

1. Apple iCar

Começamos nossa lista com um projeto da Apple. Este modelo foi divulgado pela empresa norte-americana em 2016, mesmo ano de lançamento do iPhone 7. Apesar disso, o protótipo nunca chegou a ser revelado ao público - mesmo que sua projeção virtual mostrasse um cupê de quatro portas estiloso, sem retrovisores, com proposta visual bastante interessante.

O carro da Apple não foi produzido em série, mas a empresa confirmou no ano passado que seu foco para a área automotiva seria no desenvolvimento da tecnologia semi-autônoma de condução.

Apple Icar
Apple iCar foi um projeto da marca de computadores e celulares apresentado em 2016
Crédito: Reprodução

2. Sony Vision-S

O carro que ilustra essa reportagem é o Vision-S, cupê apresentado pela Sony na CESque aconteceu em Las Vegas (EUA) no começo deste ano. Olhe bem para o modelo e conclua com a gente que, por ser elétrico, ele competiria tranquilamente com os modelos da Tesla.

Ele também é autônomo, segundo a empresa - que teve ajuda da Bosch, da Magna e da Continental para construir o modelo. Apesar de nossa aposta ser de que ele nunca será produzido, o Vision-S deve originar uma série de ferramentas e equipamentos para carros que veremos no futuro.

Carro Elétrico E Autônomo Sony Vision S Na Ces 2020
Até a Sony já mostrou seu carro 100% elétrico e autônomo para o futuro
Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1

3. Google Firefly (Waymo)

A Google também já se aventurou nessa área. A gigante da internet é dona da Waymo, uma empresa que faz projetos de veículos autônomos desde o começo da década.

Firefly, o carrinho mais famoso da Waymo/Google, curiosamente é o nome da linha de motores flex da Fiat. Ele é compacto (tem espaço apenas para dois passageiros, como o Smart) e não passou do estágio de protótipo, embora tenha contribuído para os estudos da empresa no departamento de direção inteligente.

Google Firefly
Google Firefly é o nome do protótipo da Waymo que testa o sistema de direção autônoma da Google
Crédito: Divulgação

4. Nvidia Roborace

A empresa norte-americana conhecida por desenvolver processadores gráficos para computadores foi a responsável pela criação do Roborace, o carro do primeiro campeonato de modelos autônomos da história do automobilismo.

Apresentado em 2018, ele tecnicamente não rodaria nas ruas (só nas pistas), mas tem design surpreendente - a frente, a propósito, lembra muito a de modelos da Fórmula 1.

Nvidia Roborace
Nvidia Roborace foi o protótipo apresentado em 2018 para a primeira competição de pista de carros autônomos
Crédito: Divulgação

5. Swatch (smart)

Olha só que legal: a Swatch, marca suíça de relógios que faz bastante sucesso nos Estados Unidos, mostrou nos anos 1990 um subcompacto urbano e pequeno de dois lugares em parceria com a Mercedes-Benz. Pelo desenho do projeto, você consegue lembrar de algum carro feito em série?

Se você fez a associação com a marca francesa Smart de microcarros - que até hoje pertence à Mercedes -, acertou. "Smart" é o nome que se originou da união das palavras "Swatch", "Mercedes" e "Art".

Swatch, marca suíça de relógios, foi a empresa que deu origem aos carros da Smart
Crédito: Divulgação
Comentários