5 carros feitos por marcas fora da área automotiva

Fizemos uma seleção com exemplos de modelos e objetos que foram criados por marcas que não são fabricantes de automóveis

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 carros feitos por marcas fora da área automotiva
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você já deve ter visto produtos de marcas automotivas feitas para fora do setor automobilístico. A Porsche, por exemplo, já projetou um prédio; a Peugeot antes de construir carros fazia moedores de pimenta e bicicletas; a Lamborghini chegou a fazer tratores. E muitas dessas marcas que conhecemos se aventuraram no mercado de moda, com a criação de roupas e mochilas.

Mas e quando acontece o contrário? E quando empresas de outras áreas, portanto de fora do setor automotivo, tentam fazer um veículo? Na lista de hoje, elencamos cinco carros feitos por marcas de fora da área automobilística que poderiam facilmente ocupar um lugar em nossa garagem se tivessem sido fabricados em série. Lembrou de algum outro? Deixe no campo de comentários!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os carros feitos por marcas de fora

1. Apple iCar

Começamos nossa lista com um projeto da Apple. Este modelo foi divulgado pela empresa norte-americana em 2016, mesmo ano de lançamento do iPhone 7. Apesar disso, o protótipo nunca chegou a ser revelado ao público - mesmo que sua projeção virtual mostrasse um cupê de quatro portas bastante estiloso, sem retrovisores, com proposta visual bem interessante.

O carro da Apple não foi produzido em série, mas a empresa confirmou em 2019 que seu foco para a área automotiva seria no desenvolvimento da tecnologia semi-autônoma de condução.

Apple Icar carros
Apple iCar foi um projeto da marca de computadores e celulares apresentado em 2016
Crédito: Reprodução
toggle button

2. Sony Vision-S

O carro que ilustra essa reportagem é o Vision-S, cupê apresentado pela Sony na CES que aconteceu em Las Vegas (EUA) no começo deste ano. Olhe bem para o modelo e conclua com a gente que, por ser elétrico, o carro competiria tranquilamente com os modelos da Tesla.

O modelo também é autônomo, segundo a empresa - que teve ajuda da Bosch, da Magna e da Continental para construir o veículo. Apesar de nossa aposta ser de o carro nunca será produzido, o Vision-S deve originar uma série de ferramentas e equipamentos para carros que veremos no futuro.

Até a Sony já mostrou seu carro 100% elétrico e autônomo para o futuro
Crédito: Rodrigo Ferreira/WM1
toggle button

3. Google Firefly (Waymo)

A Google também já se aventurou nessa área. A gigante da internet é dona da Waymo, uma empresa que faz projetos de veículos autônomos desde o começo da década passada.

Firefly, o carrinho mais famoso da Waymo/Google, curiosamente é o nome da linha de motores da Fiat. O modelo é compacto (tem espaço apenas para dois passageiros, como os smart) e não passou do estágio de protótipo, embora tenha contribuído para os estudos da empresa no departamento de direção inteligente.

Google Firefly é o nome do protótipo da Waymo que testa o sistema de direção autônoma da Google
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Nvidia Roborace

A empresa norte-americana conhecida por desenvolver processadores gráficos para computadores foi a responsável pela criação do Roborace, o carro do primeiro campeonato de modelos autônomos da história do automobilismo.

Apresentado em 2018, tecnicamente não rodaria nas ruas (só nas pistas), mas tem design surpreendente - a frente, a propósito, lembra muito a de modelos da Fórmula 1.

Nvidia Roborace foi o protótipo apresentado em 2018 para a primeira competição de pista de carros autônomos
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Swatch (smart)

Olha só que legal: a Swatch, marca suíça de relógios que faz bastante sucesso nos Estados Unidos, mostrou nos anos 1990 um subcompacto urbano e pequeno de dois lugares em parceria com a Mercedes-Benz. Pelo desenho do projeto, você consegue lembrar de algum carro feito em série?

Se você fez a associação com a marca francesa smart de microcarros - que até hoje pertence à Mercedes-Benz e está prestes a retornar, agora com modelos 100% elétricos -, acertou: "smart" é o nome que se originou da união das palavras "Swatch", "Mercedes" e "Art".

Swatch, marca suíça de relógios, foi a empresa que deu origem aos carros da smart
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários