Vamos exemplificar: existem carros feitos no Brasil que têm o mesmo processo de montagem fora do país, seja na Europa, nos Estados Unidos, no México ou em qualquer região da Ásia. Para provar, vamos listar abaixo cinco carros gringos que são iguais aos feitos no Brasil. Lembra de algum outro? Deixe no campo de comentários!
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Cinco carros gringos iguais lá fora e aqui
1. Volkswagen Polo
O primeiro carro da nossa lista obviamente é um dos projetos globais mais recentes do grupo Volkswagen. A nova geração do Polo foi lançada ao mundo no final de 2017 praticamente de modo simultâneo na Europa e no Brasil. Feito sobre a estratégia modular MQB, o hatch sempre teve desenho praticamente idêntico lá fora e por aqui (embora já tenha se atualizado por lá).Mecanicamente há mudanças entre o carro gringo e o brasileiro - na Europa o motor 1.0 aspirado tem 62 cv, enquanto por aqui o 1.0 MPI, de entrada, rende 84 cv. Também existem alterações nos sistemas de transmissão (lá o carro oferece uma caixa de dupla embreagem DSG), mas nada que mude proposta. E no quesito segurança, tudo igual.
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2. Peugeot 208
Outro projeto global lançado no Brasil é a nova geração do Peugeot 208, que chegou por aqui em setembro de 2020. O carrinho é exatamente igual ao Europeu - que, inclusive, ganhou prêmio de design - e traz muitos recursos tecnológicos que existem por lá, como o painel i-Cockpit em 3D; alerta de colisão; sistema de frenagem automática de emergência; alerta e correção de mudança involuntária de faixa e sistema de farol alto inteligente.A única alteração também fica na parte mecânica, já que lá fora o carrinho usa motores de 1,2 litro e três cilindros a gasolina, aspirado ou turboalimentado, e 1.5 turbodiesel, enquanto por aqui ele utiliza o antigo 1.6 16V flex de até 118 cv e 16,1 kgf.m de torque - mas, por aqui, o propulsor do Peugeot 208 também está para mudar.
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3. Honda Civic
A décima geração do Honda Civic, vendida no Brasil entre 2016 e 2021, é outro exemplo de carro global com design idêntico em todo o mundo. No Brasil e nos Estados Unidos, inclusive, o conjunto mecânico do modelo é exatamente o mesmo: motor 1.5 turbo (nas versões mais caras, chamadas Touring) de 173 cv e 22,4 kgf.m de torque comandado por câmbio automático do tipo CVT de sete marchas.Mas é claro que para determinados mercados algumas mudanças são feitas - até para receber variados tipos de gasolina com octanagens diferentes. No Brasil, por exemplo, o sedã teve versões com motor 2.0 flex e menos equipamentos para ter preços mais baixos. Em termos de segurança, como todo projeto global, tudo igual lá e cá.
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4. Jeep Compass
Acredite, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, feito em Goiana (PE) ao lado de Renegade, Fiat Toro e Commander, é praticamente o mesmo carro oferecido pela Jeep na Europa - produzido na Itália, na planta da FCA de Melfi. É um bom exemplo entre os carros gringos que são iguais aos nossos. Vale lembrar que um modelo idêntico a estes dois também é feito no México e em outros lugares do mundo - sempre com o mesmo visual e por vezes até com a mesmo mecânica.O Jeep Compass europeu, por exemplo, tem o mesmo motor 1.3 turbo (GSE, da família Firefly, da Fiat) chamado de T270 que o carro vendido no Brasil. Quer a prova da semelhança? Recentemente aceleramos a versão híbrida do SUV, importada da Itália, e quase não foi possível perceber que estávamos em um carro feito em outro país.
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5. BMW X1
A BMW produz o X1 em Araquari (SC) há alguns anos e desde que o modelo trocou de geração, em 2016, os carros fabricados no Brasil e pelo resto do mundo são exatamente iguais - com alterações somente em calibrações mecânicas por conta dos tipos de gasolina diferentes oferecidos em determinados países.Isso quer dizer: o BMW X1 brasileiro é exatamente igual ao europeu, fabricado na Alemanha. Até as opções de motor, câmbio e tração são parecidas - com algumas exceções para determinadas regiões. Atualmente, por aqui, o SUV tem nas versões de entrada o motor 2.0 turboflex de 192 cv e 28,5 kgf.m de torque, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira.
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