Cinco designs de carros que criaram tendência

Quando uma montadora acerta a mão em um desenho, é comum ver concorrentes da mesma categoria se inspirarem na ideia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco designs de carros que criaram tendência
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você já deve ter reparado em carros de mesmo porte com desenhos parecidos e se perguntado: "por que eles têm designs tão próximos um do outro?". Acredite, isso faz sentido. Embora nenhuma marca confirme estas "inspirações" em veículos rivais de modo oficial, é comum ver modelos concorrentes com, digamos, "influências" que vêm de determinados rivais.

E essa tendência não acontece somente com o desenho do automóvel de modo geral, mas com partes do design e até com equipamentos que podem inspirar um concorrente ou até mesmo uma categoria. Quer a prova? Veja nossa lista abaixo. Lembra de outro exemplo? Deixe no campo de comentários!

Designs que inspiraram carros concorrentes

1. Formato dos hatches compactos

Você já reparou que Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Ford Ka e, mais recentemente, Fiat Argo são carros com design, silhueta e formato de carroceria extremamente parecidos? Não é coincidência. A maioria dos carros se baseou no Gol, que está na mesma geração desde 2008 e à época ainda era o fenômeno de vendas no Brasil, com liderança absoluta desde os anos 1980.

Só que o desenho do Gol, que inspirou os designs de praticamente todos os carros rivais, tem clara influência na estética do BMW Série 1 daquela época. O conceito, basicamente, era notado pelos para-choques mais pronunciados - mais longos que faróis e lanternas - e por conjunto ópticos afilados na dianteira e pequenos (que não invadiam a tampa do porta-malas) na traseira.

Volkswagen Gol 2010
Já reparou que quase todos os hatches compactos têm desenho parecido com o "quadradinho" do Gol?

2. SUV compacto

Quem foi que teve a ideia de pegar um hatch compacto e transformar em SUV? Mas que "sacada" genial! A responsável por tal feito foi a Ford, em 2003, quando apresentou o EcoSport, o precursor deste segmento - é verdade que o Mitsubishi Pajero TR4 já existia, mas o carro da marca japonesa não era baseado em um hatch de tamanho menor.

Depois do EcoSport, "falecido" no começo deste ano depois de 18 anos de vida, uma série de outros carros adotaram o design. Vários crossovers e SUVs compactos surgiram, praticamente todos na década passada. Falamos de Renault Duster, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e, em tempos mais recentes, Volkswagen T-Cross e modelos da Caoa Chery e da JAC.

Renault Duster Homenageia Fim Do Ford Ecosport 1612480452150 V2 450x450
Renault Duster homenageou o seu maior rival da história, o Ford Ecosport, após anúncio de sua partida

3. SUV-cupê

A onda de SUVs é mundial, mas a de SUVs-cupês não, embora algumas marcas invistam fortemente nesse segmento por saber que o retorno é garantido. E um dos grandes influenciadores desse design é o BMW X6, o mais conhecido entre eles. A gente não afirma que o modelo foi o primeiro SUV-cupê da história porque muita gente defende que o SsangYong Actyon surgiu antes, em 2005 - o X6 é de 2007.

Depois do sucesso que o carro da BMW fez, dá para contar em dúzias a quantidade de crossovers com caimento de teto acupezado que surgiram até agora - apenas para citar, o Volkswagen Nivus, sucesso de emplacamentos no Brasil, é um desses modelos, assim como Mercedes-Benz GLC e GLE Coupé, Porsche Cayenne Coupé e os próprios X2 e X4, entre outros.

Novo BMW X6 M
BMW X6 M é um dos SUVs-cupês mais conhecidos do Brasil
Crédito: Divulgação

4. Degrau em picapes compactas

A primeira Chevrolet Montana foi um sucesso no Brasil. E, além de linda, foi a primeira picape que oferecia um degrau na parte lateral da caçamba a fim de facilitar o acesso e manuseio da caçamba. A ideia foi tão boa que a VW Saveiro, quando passou a ser feita sobre a mesma geração do Gol G5, em 2009, incorporou a solução à sua carroceria. A Peugeot Hoggar foi outra que adotou a ideia.

Chevrolet Montana 2007
Chevrolet Montana foi a primeira picape compacta com degraus nas laterais para facilitar o acesso à caçamba
Crédito: Divulgação

5. Jeep e jipes

Uma série de carros que conhecemos hoje em dia são inspirados em um dos primeiro jipes da história, o Willys MB, produzido pela Willys Overland e também pela Ford durante o período da Segunda Guerra Mundial. Vai dizer que você não acha modelos grandes como Mercedes-Benz Classe G e Land Rover Defender parecidos com ele?

Depois da primeira geração que foi praticamente inteira destinada ao uso militar, a Jeep apresentou o CJ, que foi construído em uma série de gerações de 1942 a 1985 - foi nele em que o atual Wrangler ganhou sua inspiração de design. E desse fundamento de SUV raiz surgiram carros como o Ford Bronco, Suzuki Samurai (hoje Jimny), Toyota Land Cruiser e os dois citados acima, entre outros.

Jeep Willys foi um carro criado pela marca para combate na Segunda Guerra e inspirou uma série de concorrentes
Crédito: Divulgação
Comentários