Ah, os hot hatches! Que saudades da época que povoavam as nossas estradas. Chame o repórter de nostálgico, não tem problema. Mas você há de convir que hoje os fabricantes tentam nos empurrar mais e mais veículos de visual esportivado. Falta malandragem, arteirice.
Quer ver como a melancolia que acometeu o escritor não é sinal da idade avançada? Selecionamos alguns dos hot hatches mais legais que já rodaram pelas estradas desse mundão para te provar. Duvidamos que você também não fique nostálgico.
O Renault 5 Turbo, com motor central, chegou às ruas em 1980. O hot hatch tinha para-lamas mais largos que o modelo normal para alojar as entradas de ar. O esportivo era empurrado por propulsor 1.4 equipado com turbocompressor Garrett T3 a 0,9 bar. A 6.000 rpm, o motor gerava 160 cv de potência. Nos R5 Turbo preparados para rali o número batia a casa dos 300 cv.
A Renault também chegou a vender o R5 Turbo 2. Os franceses fizeram modificações no acabamento que tornaram o modelo atualizado mais barato que o original. A performance, no entanto, era basicamente a mesma: incrível.
Sem dúvidas, esta é a versão mais desejada do tradicional modelo da Volkswagen. Esteve presente em três gerações do carro e tem fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Além de toda mística em torno do modelo, o GTi foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica de combustível. Equipado com motor AP 2.0, tinha visual ainda mais esportivo que o do GTS. A versão GTi se manteve como sonho de consumo até a terceira geração do hatch.
O Uno 1.5 R tinha uma carinha, claro, super agressiva. As faixas na carroceria e as rodas exclusivas davam ao modelo uma pinta de malcriado, de "aborrescente" mesmo. Já o motor 1.5, de carburação dupla e 86 cv, dava ao hot hatch a astúcia da juventude. Para fechar, os amortecedores pressurizados lhe conferiam uma sagacidade nas curvas absurda. O carrinho as contornava com uma facilidade incrível.
Modelo mais rápido da Fiat à época, o Uno 1.5 R foi o esportivo nacional mais próximo dos reles mortais nos anos 1980. Lançado em 1987, o modelo saiu de linha poucos anos depois para dar espaço ao 1.6 R.
Eleito em 2016 o melhor hot hatch de todos os tempos em concurso da imprensa europeia, o Peugeot 205 GTi, de fato, marcou época. Ele podia vir equipado com motor 1.6 ou 1.9. Com 875 kg e cerca de 130 cv para brincar, o 205 GTi ia de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Quase 300 mil unidades deste clássico foram produzidas.