Carros de Anime: Renault 5 Turbo de Dragon Ball

Modelo apareceu nas primeiras páginas do mangá e também nos primeiros minutos do episódio de estreia da animação

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros de Anime: Renault 5 Turbo de Dragon Ball
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos carros de anime mais legais não vem de uma série que explora o mundo da velocidade. O Renault 5 Turbo dessa matéria faz parte do universo de Dragon Ball. As aventuras do protagonista Goku e de seus amigos foram criadas por Akira Toriyama na década de 1980, mas até hoje fazem parte da cultura pop. Justamente por isso, é muito possível que você se lembre da estrela do nosso texto.

Carros de anime Renault 5 turbo de Dragon Ball
Bulma detecta a presença de uma das esferas do dragão; atrás dela o Renault 5 Turbo
Crédito: Reprodução
toggle button

O Renault 5 Turbo em questão apareceu logo nas primeiras páginas do mangá. Também deu as caras nos primeiros minutos do episódio de estreia do anime. O veículo é guiado por Bulma, que, à época, procurava pelas esferas do dragão. Quando reunidos, os sete objetos mágicos invocam Shenlong, dragão gigante que concede desejos a quem os junto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Durante a busca pelas esferas, Bulma atropela Goku, um ingênuo menino alienígena que vive sozinho nas montanhas desde a morte de seu avô adotivo. Para a surpresa da jovem, o garoto não sofre lesão alguma. Sem contato com tecnologias, o pequeno confunde o Renault 5 Turbo com um monstro e parte para cima do automóvel. Com sua força descomunal, ele levanta o hatch e o joga longe!

Carros de anime Renault 5 turbo de Dragon Ball
Goku confunde o carro de Bulma com um monstro e decide "tirar satisfação" com ele
Crédito: Reprodução
toggle button

O pobre do Renault 5 Turbo da Bulma, um dos carros de anime mais bacanas, fica destruído.

target="_blank" rel="noopener noreferrer">Chega a perder duas rodas. A demonstração de força de Goku surpreende a jovem, que o convida a participar da busca pelas esferas do dragão. Daí em diante, para os dois, muitas confusões e alegrias. Já o Renault 5 Turbo volta para a pequenina cápsula de transporte inventada pelo pai de Bulma. #RIP

Renault 5 Turbo da vida real

"Mas esse tal Renault 5 Turbo existe mesmo ou é uma criação de Dragon Ball"? A resposta é sim, ele existe e serviu de inspiração para um dos mais icônicos carros de anime. A Renault pegou um de seus carros de rua e o transformou num hot hatch pronto para encarar o Mundial de Rali.

Carros de anime Renault 5 Turbo
Versão apimentada do Renault 5 foi comercializada entre 1980 e 1986
Crédito: RM Sotheby's/Divulgação
toggle button

O Renault 5 Turbo, com motor central, chegou às ruas em 1980.  O hot hatch tinha para-lamas mais largos que o modelo normal para alojar as entradas de ar. O modelo era empurrado por propulsor 1.4 equipado com turbocompressor Garrett T3 a 0,9 bar. A 6.000 rpm, o motor gerava 160 cv de potência. Nos R5 Turbo preparados para rali o número batia a casa dos 300 cv.

A Renault também chegou a vender o R5 Turbo 2. Os franceses fizeram modificações no acabamento que tornaram o modelo atualizado mais barato que o original. A performance, no entanto, era basicamente a mesma: incrível.

Carros de anime Renault 5 Turbo
Entre-eixos curto e boa distribuição de peso garantem comportamento dinâmico do R5 Turbo
Crédito: RM Sotheby's/Divulgação
toggle button

Renault 5 Turbo e Renault 5 Turbo 2 deixaram de ser vendidos em 1986. Nas pistas, a grande vitória do modelo foi no rally de Monte Carlo, em 1981. Apesar de extremamente dinâmico, o hot hatch francês foi incapaz de frear o domínio dos veículos de tração integral, como o Audi Quattro, no Mundial de Rally. Uma pena. Mesmo assim, o francesinho invocado ficou para a história. De quebra, ainda inspirou Akira Toriyama a criar um dos carros de anime mais emblemáticos de todos os tempos. Muito fera!

Goku e cia. já pilotaram McLaren de Senna

Carros de anime McLaren de Senna Dragon Ball
Goku e família curtem a McLaren MP4/5b de Ayrton Senna; ao volante, Son Gohan
Crédito: Reprodução
toggle button

Não foi à toa que Akira Toriyama deu "de presente" para Bulma um R5 Turbo. O criador de Dragon Ball é um apaixonado pela velocidade e um de seus ídolos é Ayrton Senna. Toriyama chegou, inclusive, a publicar na Weekly Shonen Jump uma reportagem ilustrada sobre o Grande Prêmio da Alemanha de 1990. Como boa tiete, tratou de tirar uma foto com o piloto da McLaren. O registro também saiu na revista.

Carros de anime McLaren de Senna Dragon Ball
Amante da velocidade, Akira Toriyama produziu ilustrações que reverenciam Ayrton Senna
Crédito: Reprodução
toggle button

Especializada em mangás, a Weekly Shonen Jump é extremamente popular no Japão. Na época, Toriyama era a grande estrela da publicação. Já Senna colhia os louros da parceria entre McLaren e Honda, que lhe renderiam ainda dois títulos mundiais.

A revista foi uma das patrocinadoras da McLaren na temporada de 1990. Sua logotipo figura no bico do MP4/5b, como você pode ver abaixo:

Logotipo da Weekly Shonen Jump entre as marcas de Goodyear e McLaren: em ótima companhia
Crédito: Commons/ Wikimedia
toggle button

A Shonen Jump foi uma das grandes responsáveis pela popularização da F1 no Japão. Como consequência, também ajudou a construir a mítica de Ayrton Senna no país.

Em algumas ocasiões, Toriyama ilustrou para a Shonen Jump os personagens de Dragon Ball ao lado dos carros de F1. Goku já até pilotou uma McLaren! Tudo bem que não foi exatamente a de Senna, mas sim a do austríaco Gerhard Berger. No entanto, o filho mais velho do sayiajin (nome da raça alienígena do personagem) já teve a honra de guiar o mesmo monoposto do tricampeão.

Além de ter pilotado o carro número 27 de Ayrton Senna, Son Gohan ostenta em casa um pôster da McLaren do tricampeão. Fã demais, né?

Goku estoura o champanhe com os amigos (esq.) e celebra a vitória de dentro da McLaren (dir.)
Crédito: Reprodução
toggle button
Comentários