O canal de notícias da Webmotors

Citroën Basalt tem vantagem sobre Pulse e Tera

Enquanto o Fiat e o VW disputam os holofotes, o carro da marca francesa tem preço melhor e espaço interno superior

por Nicole Santana

Nos últimos dias, muito se tem falado sobre uma disputa que promete esquentar o segmento dos SUV compactos: Fiat Pulse versus Volkswagen Tera. Esses nomes já estão bem populares e ocupam a segunda e terceira posições entre os modelos mais baratos do país.

Com preços começando em R$ 98.990 e R$ 99.990, respectivamente, ambos certamente devem roubar vendas de muitos hatches, graças a esses valores.

Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços! 

Mas, um pouco longe dos holofotes, existe um outro nome que está à frente na briga pelo título de SUV mais barato do Brasil. É o Citroën Basalt Feel 1.0 manual, que sobressai pelo preço – R$ 92.990 – e, mais do que isso, por dois trunfos que deixam seus rivais para trás: o espaço interno e o porta-malas.



Basalt é SUV mais barato do Brasil e bem maior que Pulse e Tera

Enquanto Pulse e Tera disputam mercado com motores mais potentes e a força de marcas como Fiat e Volkswagen, o Basalt aposta em uma estratégia diferente: oferecer muito mais conforto e praticidade para quem valoriza espaço.

Falando de números, o Basalt tem 4,34 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 metro de altura e generosos 2,64 metros de entre-eixos. Isso se traduz em bastante espaço para os ocupantes. E tambem para as bagagens, já que a capacidade do porta-malas é de 490 litros – superior dos 370 litros do Pulse e dos 350 litros do Tera.

O Fiat Pulse, por sua vez, tem 4,10 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,55 metro de altura e 2,53 metros de entre-eixos. Já o Volkswagen Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, altura de 1,50 metro e entre-eixos de 2,57 metros.

Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na Webmotors

Outro detalhe que chama atenção é a altura do solo: enquanto o Basalt tem 18 centímetros de distância livre do solo, o Pulse tem quase 19 centímetros e o Tera, 15 centímetros. Isso pode fazer diferença em algumas situações, mas o destaque mesmo fica para o espaço interno do Citroën.


Oferta Relacionada: Marca:CITROEN Modelo:BASALT

Em desempenho, o Fiat Pulse faz o nome e deixa rivais para trás

O Basalt tem motor 1.0 aspirado, com 75 cv e torque de 10,5 kgfm, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Seu consumo também é digno de nota: com gasolina, o modelo faz até 14,6 km/l na estrada e 13 km/l na cidade.

Já o Pulse é movido por um motor 1.3 com até 107 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina, e torque máximo de 13,7 kgfm. O consumo, com gasolina, chega a 14,7 km/l na estrada e a 12,5 km/l na cidade.

O Tera, por sua vez, tem motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, também com câmbio manual. O zero a 100 km/h é feito em 13,8 segundos e a velocidade máxima é 162 km/h.

Veja também: Volkswagen Tera chega com preço impressionante

Qual SUV barato escolher?

Claro que Pulse e Tera trazem propostas mais robustas, com motores mais potentes e marcas mais consolidadas. Mas o Basalt pode conquistar seu espaço com um custo-benefício que passa pela praticidade do dia a dia, especialmente para quem precisa de espaço e versatilidade.

No fim das contas, se você está de olho no SUV mais barato, e que entrega um pacote equilibrado para a rotina, o Citroën Basalt Feel manual merece sua atenção. Afinal, pode te fazer economizar uns bons trocados.

Você pode gostar: Veja quais são os 11 SUVs mais baratos do Brasil



Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas