Em 2025, os SUVs continuam sendo os queridinhos do consumidor brasileiro. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos já representam 53,81% de todos os carros zero-quilômetro vendidos no país.
O fator positivo é que ainda é possível encontrar SUVs "baratos" no mercado — com preços a partir de R$ 92 mil.
A seguir, listamos os 11 SUVs mais baratos do Brasil, com base nos preços oficiais de maio de 2025 e considerando apenas a versão de entrada de cada modelo. A seleção inclui desde modelos com motor 1.0 aspirado até opções turbo com desempenho mais robusto.
O SUV mais barato do Brasil atualmente é o Citroën Basalt, na versão de entrada Feel com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Com 75 cv de potência e torque de até 10,5 kgfm, o modelo entrega consumo interessante: até 14,6 km/l na estrada com gasolina. Na cidade, faz até 13 km/l.
A linha 2026 já chegou e revelou uma surpresa: a volta da versão manual e com preço bem competitivo: R$ 98.990. Dessa forma, o carro se torna um rival de peso ao Tera, que também acaba de fazer sua estreia.
O Pulse tem motor 1.3 aspirado de 107 cv, câmbio manual e consumo de até 14,7 km/l na estrada com gasolina e de 12,5 km/l na cidade com o mesmo combustível.
[embed]
Novo SUV de entrada da Volkswagen, o Tera aposta na simplicidade mecânica para baixar o preço. O motor 1.0 aspirado rende até 84 cv com etanol, e o consumo é razoável para um SUV compacto. O zero a 100 km/h é feito em 13,8 segundos e a velocidade máxima é 162 km/h.
Veja também: Volkswagen Tera chega com preço impressionante
Com motor 1.0 turbo de 130 cv de potência, o C3 Aircross entrega desempenho acima da média no segmento. O câmbio continuamente variável (CVT) contribui para o conforto ao dirigir. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e chega à velocidade máxima de 191 km/h.
Lançamento mais recente da Renault, o Kardian tem motor 1.0 turbo de 125 cv e 22 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. A proposta é de um SUV moderno e eficiente, com visual renovado e bom nível de equipamentos.
Veja também: Pulse 2026: SUV muda de olho no Volkswagen Tera
O Kicks é um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil e continua competitivo mesmo com a iminente chegada da nova geração. O motor é 1.6 litro de 113 cv, com câmbio continuamente variável (CVT). O desempenho é equilibrado para uso urbano, e o espaço interno é um dos destaques do modelo.
Com o motor 1.3 turbo de 185 cv de potência, o Renegade se destaca pelo desempenho. É o mais potente entre os SUVs da lista - vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge 210 km/h de velocidade máxima. Em contrapartida, o consumo é relativamente alto: até 10,8 km/l com gasolina, na estrada.
O Tracker oferece um bom equilíbrio entre desempenho e consumo. O motor 1.0 turbo gera 117 cv de potência e até 18,9 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. O consumo chega a 13,7 km/l com gasolina na estrada e a 11,6 km/l na cidade.
O visual cupê e o motor turbo de 130 cv de potência são os destaques do Fiat Fastback. A aceleração de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e a velocidade máxima de 196 km/h colocam o modelo entre os mais ágeis da lista. Mesmo assim, o consumo é bem razoável: até 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Na versão de entrada Sense, o T-Cross tem com motor 1.0 turbo de 128 cv de potência e câmbio automático de seis marchas. Com gasolina, faz 11 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. A performance é convincente: zero a 100 km/h em 10,4 segundos e velocidade máxima de 184 km/h.
[embed]
Por ter o mesmo preço dos rivais citados acima, o SUV mais barato da Caoa Chery também entra na lista, no top 11. O Tiggo 5X é equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Com câmbio continuamente variável (CVT), acelera de zero a 100 km/h em 11 segundos. O bom desempenho cobra no consumo - na cidade, com etanol, é dos mais altos da lista: apenas 6,7 km/l.