Como funciona a Tabela FIPE? Veja onde consultar

  1. Home
  2. Notícias
  3. Como funciona a Tabela FIPE? Veja onde consultar
Luana Munekata
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É bem provável que você já tenha usado ela antes de comprar ou vender um veículo, porém, você sabe de fato como funciona a Tabela FIPE? Hoje, vamos explicar detalhadamente tudo sobre ela e ainda mostraremos onde consultá-la!

Para adiantar, a Tabela FIPE funciona como um meio para que os motoristas consultem os valores médios de todos os veículos comercializados no Brasil. Assim, é possível ter uma noção da média de preço do modelo antes de iniciar uma negociação de compra ou venda. Mas veja também como funciona o cálculo!

Como é feito o cálculo da Tabela FIPE?

Para chegar ao valor médio disponibilizado pela Tabela FIPE, é realizada uma coleta de preços de automóveis em todo o país. Com esses valores em mão, a fundação exclui os preços muito discrepantes, para baixo ou para cima.

Com os valores que são próximos (a grande maioria), é criada uma média de preço, atualizada mensalmente na tabela com aquele índice. Para realizar uma pesquisa antes de comprar ou vender, os usuários podem filtrar por ano-modelo, motorização e versão do veículo de interesse.

Qual é a Tabela FIPE oficial?

A Tabela FIPE pode ser consultada diretamente no site do próprio instituto FIPE ou em outras plataformas, como é o caso da versão disponibilizada aqui na Webmotors. A maneira de consulta é a mesma e pode ser utilizada para saber o preço médio de carros e motos em todo o Brasil.

icon photo
Legenda: Tabela FIPE define o preço médio de veículos no país.

O que é Tabela FIPE de carros?

Atualmente, a FIPE é a principal referência no mercado automotivo para saber o preço médio dos veículos. Ou seja, antes de definir o valor de venda do automóvel, o motorista consulta a tabela para saber uma média e, em seguida, ajusta o preço levando em consideração se o carro está em melhores ou piores condições.

Além disso, a Tabela FIPE também é utilizada por seguradoras em todo o Brasil. Elas vão se basear por ali para indenizar em 100% o valor de um veículo sinistrado, por exemplo, ou em outras situações.

O que significa a palavra FIPE?

Na verdade, FIPE é uma sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Criado em 1973, o órgão surgiu com a proposta de auxiliar alguns cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Com o passar dos anos, a fundação foi crescendo e passou a prestar cada vez mais serviços. Atualmente, o mais conhecido, sem dúvida alguma, é o Preço Médio de Veículos, conhecido apenas como Tabela FIPE.

Tenha acesso à Tabela FIPE pela Webmotors!

Para que todos tenham fácil acesso à Tabela FIPE, a Webmotors possui uma página especial em que é possível filtrar todos os dados necessários para comprar ou vender seu automóvel. Confira e consulte todos os preços praticados no mercado em todo o país.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors