O canal de notícias da Webmotors

Confira carros que inauguraram segmentos

A maioria dos modelos se tornou sucesso absoluto de vendas. Muitos até inspiraram os rivais a seguirem o mesmo caminho

por Renan Rodrigues

De tempos em tempos, as montadoras percebem demandas de mercado que ainda não existem. O exemplo mais recente é o Volkswagen Nivus. O modelo será o primeiro SUV-cupê compacto do mundo.

No entanto, é importante ressaltar que juntar características de um crossover com um cupê não foi invenção da Volkswagen. Abaixo, veremos cinco exemplos de carros que inauguraram segmentos como conhecemos hoje. É importante fazer essa ressalva, uma vez que o Fusca basicamente inventou tudo.


SsangYong  Actyon - SUV-cupê

Começando pelo SUV-cupê, onde se encaixará o Nivus, o controverso modelo sul-coreano depõe contra a fama do designer Giorgetto Giugiaro. Responsável por projetos de carros como o Volkswagen Passat e Golf na década de 1970, Fiat Uno e Ponto e até o Lamborghini Gallardo, Giugiaro foi escolhido para revolucionar o segmento dos SUVs.

Assim, juntou linhas de utilitário com um cupê. O resultado foi polêmico, mas acendeu a chama de outros designers para criar modelos bem aceitos atualmente, como Porsche Cayenne Coupé, BMW X4 e X6 e Audi Q3 Sportback.


Renault Duster Oroch - Picape intermediária

Apesar da fama ter ficado com a Fiat Toro - e as vendas também - quem criou o segmento de picapes intermediárias foi a Renault. A ideia surgiu da demanda do mercado, que enxergava as picapes compactas pequenas demais para unir trabalho e família. Por outro lado, as médias já eram grandes para circular nas grandes cidades.

Confira ofertas de Renault Oroch 0km, seminova e usada

Assim, a empresa decidiu cortar o porta-malas de um Duster e transformá-lo na picape médio-compacta Oroch. Em breve, teremos opções também da Ford, Volkswagen, Hyundai e Chevrolet nesse segmento.


Fiat 147 Pick-up - Picape compacta

Se você tenta entender como a Fiat se dá tão bem no mercado de picapes compactadas até hoje, mesmo com uma única geração da Strada - a picape foi renovada só agora -, a resposta por ser a expertise da marca.

A empresa italiana simplesmente criou esse segmento no Brasil em 1978, com o 147 Pick-up. Batizado de saboneteira, o modelo teve quase 80 mil unidades fabricadas e inspirou a criação de modelos como a Volkswagen Saveiro, Chevrolet Chevy 500 e Ford Pampa.

Confira promoções de Fiat Strada 0km, seminova e usada

Ford EcoSport - SUV compacto urbano

É fato que já existiam alguns SUVs compactos no Brasil, mas a maioria feitos sobre os antiquados chassis de longarinas, herdados das picapes. O primeiro a ser feito com base em um compacto e, por esse motivo, com carroceria monobloco, foi o EcoSport.

Era tão inédito no Brasil que rivalizava com o... Volkswagen CrossFox, que não passa de um hatch aventureiro. O Eco não teve rivais quase que por uma década, mas hoje divide espaço com vários modelos no segmento que mais cresce no Brasil.

Confira ofertas de Ford EcoSport na Weebmotors

Fiat Palio Adventure - Aventureiros

Tendência até hoje, os aventureiros como conhecemos hoje nasceram com a perua Palio Adventure. Muita gente ainda torce o nariz, mas acompanhados de mudanças na suspensão e pneus de uso misto, esse tipo de carro ganhou devotos no Brasil - especialmente pelas ruas esburacadas.

A linha Adventure se espalhou pela gama Fiat, em modelos como Strada, Idea e até o Doblò. E também fez os rivais apostarem em versões como VW CrossFox e Renault Sandero Stepway. A station wagon da marca italiana se aposentou. Mas, atualmente, Ford Ka, Fiat Argo e Hyundai HB20 também são adeptos da moda.

Confirma promoções de Palio Adventure seminova e usada

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas