O canal de notícias da Webmotors

Confirmado no Brasil, XC40 começa a ser fabricado

SUV compacto da Volvo chega ao país entre março e abril para ser o modelo mais vendido da marca sueca

por Redação WM1

Terceiro, menor e mais barato integrante da família de SUVs da Volvo, o XC40 começou a ser produzido na fábrica de Gent, na Bélgica, com entrega das primeiras unidades aos clientes europeus anunciada para o começo de 2018. De acordo com a fabricante, o modelo, que tem lançamento confirmado no Brasil entre março e abril do ano que vem, já conta com mais de 13 mil pedidos, apesar de nem ter chegado às concessionárias.



Construído sobre a nova plataforma modular CMA, que formará a família de compactos da marca sueca pertencente à chinesa Geely, o XC40 é construído na planta belga com a participação de 363 robôs, incluindo uma unidade de maior porte responsável por erguer as carrocerias até uma esteira, para dar sequência à montagem.


Por ser o modelo mais acessível da Volvo, com preço de US$ 35,2 mil  (cerca de R$ 113,4 mil na conversão direta) para a versão T5 Momentum que marca o lançamento, a expectativa da montadora é que a novidade seja o seu modelo mais vendido.



Apesar de mais barato, o XC40 vai manter os pacotes de assistência à condução e de segurança oferecidos nos "irmãos maiores" XC60 e XC90, como sistema de detecção de pedestres e animais, câmera com visão "360 graus", assistente de permanência na faixa e frenagem automática de emergência, dentre outros itens.



Da mesma forma que os SUVs mais caros da marca, a novidade traz cabine com acabamento de alta qualidade, opção de painel de instrumentos digital e a grande central multimídia com tela vertical que concentra boa parte dos comandos e funções do carro.


No lançamento na Europa, o XC40 estreia com motores 2.0 turbodiesel de 192 cv de potência e 2.0 a gasolina, também turbinado, de 250 cv, disponível para a configuração T5, dotada de tração integral. Na sequência, vai estrear opções elétrica e híbrida, além de ser o primeiro modelo da Volvo a receber o novo motor de três cilindros da fabricante. A transmissão é automática de oito marchas.



As versões, os preços e as motorizações que serão disponibilizados no Brasil ainda serão definidos e anunciados perto do lançamento do utilitário esportivo em nosso mercado. Quando chegar, terá como concorrentes SUVs compactos premium como Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas