A Toyota anunciou recentemente a criação da Century, uma nova marca voltada ao mercado de luxo.
Para quem já conhece a história da Toyota, esse é praticamente um repeteco do que rolou lá em 1989, quando a tradicional fabricante japonesa criou a Lexus - com o objetivo de oferecer automóveis mais refinados e sofisticados.
Mas, de lá para cá, os modelos da Toyota se tornaram bem refinados em sofisticados, enquanto a Lexus deixou de fazer somente sedãs de luxo e passou a oferecer produtos em uma faixa mais próxima dos da Toyota.
E será que faz sentido uma mudança desse tipo? Embora aqui no Brasil as coisas sejam um pouco mais confusas, com a própria Toyota tendo um posicionamento de marca aspiracional, lá fora, as coisas são diferentes e os papéis são bem definidos.
A Toyota é a marca generalista, com produtos mais racionais, enquanto a Lexus fica acima e combina a confiabilidade mecânica dos Toyota com o refinamento das marcas premium europeias. E isso abriu espaço a criação da Century, que chega para ficar posicionada acima da Lexus na hierarquia.
Aliás, embora pouco conhecido fora do Japão, o nome Century é usado desde o final dos anos 1960 em um sedã luxuosíssimo que, em uma versão especial e equipada com um enorme motor V12, é o carro oficial do imperador japonês.
Em sua terceira geração desde 2018, o Century "normal" é um três volumes de grande porte, equipado com um conjunto motriz híbrido convencional que combina um V8 a gasolina com um propulsor elétrico, para desenvolver 431 cv de potência.
Desde 2023, a Toyota vende na Ásia também o Century SUV, um utilitário esportivo de luxo e com mais de 5 metros de comprimento, equipado com um conjunto motriz híbrido plug-in.
Com a nova marca, tanto o sedã quanto o SUV passam a ser vendidos sob a marca Century, com o objetivo declarado de serem carros para o dono curtir do banco traseiro.
Ou seja: se a Lexus mira marcas premium como a BMW, Audi e Mercedes-Benz, a Century será ainda mais exclusiva, de olho na clientela de Bentley, Rolls-Royce e afins.



Email enviado com sucesso!