Você que acompanha o mercado brasileiro de automóveis e o WM1, portal de notícias da Webmotors, sabe que o Caoa Chery Tiggo 7 tem feito sucesso no Brasil este ano.
Com o passar dos meses, ele se tornou o principal carro da empresa no país. Além de ser o terceiro SUV mais vendido no varejo, esse sucesso vem motivando a fabricante a adotar a mesma estratégia até mesmo com novos lançamentos.
Isso nos fez pensar: falamos bastante sobre ele, mas já destrinchamos suas características, falamos sobre sua ficha técnica e listamos versão por versão? Se você tem interesse em saber esses detalhes, é só ler essa reportagem até o fim.
São três versões. Abaixo, reunimos os principais equipamentos, preço e ficha técnica.
É a versão de entrada, que tem preço de SUV compacto, embora ele seja um médio - é por isso que tem feito tanto sucesso. Só pode ser preto, branco ou cinza.
Vem de série com seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, suspensões independentes na frente e atrás, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, rodas de liga leve de 18 polegadas e direção elétrica na parte de segurança.
Entre os itens de conforto, tem ar-condicionado digital, chave inteligente com sensor de presença, banco do motorista com ajuste elétrico, botão de partida, câmera de ré, carregador de celular sem fio, central multimídia com tela tátil colorida de 10,25 polegadas com Carplay e Android Auto, três entradas USB, luz ambiente multicolorida e quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas em LCD, entre outros.
Motor: 1.5 turboflex de quatro cilindros
Potência: 150 cv (etanol) e 147 cv (gasolina)
Torque: 21,4 kgf.m (etanol/gasolina)
Câmbio: automático CVT com nove marchas simuladas
Tração: dianteira
Peso (em ordem de marcha): 1.466 quilos
Dimensões: 4,50 m (c), 1,84 m (l), 1,71 m (a), 2,67 m (ee)
Porta-malas: 525 litros
A segunda versão do Tiggo 7 é a Pro, que recebe os itens de condução semiautônomos que a Caoa Chery chama de Max Drive.
Esse sistema é composto pelos seguintes itens (adicionais à versão Sport): alerta de abertura de portas, alerta e assistente de mudança e permanência de faixa, sensor de ponto cego, assistente de congestionamento (como a marca chama o ACC), alertas de distância e de colisão frontal, alertas de colisão e de tráfego cruzado traseiro, farol alto automático e ainda sistema de frenagem de emergência.
A maior diferença entre as versões Sport e Pro, além desse pacote ADAS, está no motor: o Tiggo 7 Sport passa a usar um 1.6 turbo com injeção direta de combustível (só a gasolina) e câmbio de dupla embreagem. Além disso, também incorpora câmera 360° ao pacote de equipamentos, bem como teto solar panorâmico e comando de climatização à distância pela chave. Também ganha a opção de cor azul.
Motor: 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina
Potência: 187 cv
Torque: 28 kgf.m
Câmbio: automatizado DCT com sete marchas
Tração: dianteira
Peso (em ordem de marcha): 1.488 quilos
Dimensões: 4,50 m (c), 1,84 m (l), 1,71 m (a), 2,67 m (ee)
Porta-malas: 475 litros
Pegue o pacote da versão acima, tire o motor 1.6, coloque de volta o 1.5 da versão inicial e adicione um sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 Volts, que tem um motor-gerador que ajuda o motor a combustão em acelerações mais fortes. Esse é o TIggo 7 Pro Hybrid.
Em equipamentos, temos exatamente do mesmo pacote que detalhamos na configuração anterior, sem qualquer alteração - por isso a diferença de preço de apenas R$ 5 mil. Falamos, nesse caso, apenas de um incremento de tecnologia para que o SUV se transforme em híbrido. As cores são as mesmas da versão Pro.
Motor: 1.5 turboflex de quatro cilindros
Potência: 160 cv (etanol) e 157 cv (gasolina)
Torque: 25,5 kgf.m (etanol/gasolina)
Câmbio: Automático CVT com nove marchas simuladas
Tração: dianteira
Peso (em ordem de marcha): 1.506 quilos
Dimensões: 4,50 m (c), 1,84 m (l), 1,71 m (a), 2,67 m (ee)
Porta-malas: 475 litros