O designer aposentado da Volkswagen Luiz Alberto Veiga, que assina projetos icônicos como os do Gol "bolinha" e do Fox, compartilhou recentemente fotos de projetos que chegaram perto de sair do papel, mas foram para a gaveta: uma Kombi atualizada e um Gol com um quê de Golf.
No caso da Kombi, foram dois mock-ups externos e um interno. As fotos mostram ideias para a dianteira em uma possível renovação mais profunda da Kombi, bem antes de sua partida. Veiga trabalhou na Volkswagen por 40 anos e encerrou sua passagem na empresa em 2016. Então viu de perto toda a trajetória da perua, que permaneceu 57 anos em produção.
fo1
Em uma dessas projeções, os faróis dianteiros têm dupla parábola, com setas nas extremidades da grade superior. Já na segunda proposta, o visual é mais horizontal e exibe conjunto de iluminação retangular, com as setas nas extremidades da peça.
Nas duas projeções, o para-choque dianteiro seria de plástico, com acabamento na cor preta na parte inferior - ou sem o detalhe. O mock-up também previa uma possível renovação do interior da Kombi. Na proposta, o painel é semelhante ao do Gol e tem proteção na coluna de direção.
Veiga não explica quando a projeção foi feita, mas a placa com a inscrição "1997" sugere o ano. Foi nessa época que a Kombi passou por ajustes que elevaram seu teto em 10 cm e também adicionaram uma nova versão de luxo, a Carat, que tinha porta lateral corrediça e vidros laterais maiores e inteiriços.
Já a postagem sobre o Gol traz o modelo que serviu de base para a segunda geração do modelo - a que vemos nas ruas. A foto mostra o hatch de lado, onde chamam atenção as linhas das portas e da coluna "C", mais larga, como era no Golf importado de terceira geração. A Parati que aparece ao lado do Gol, segundo Veiga, era uma versão GTI, flagrada antes de chegar às ruas.
Na postagem da Kombi, o designer explicou que o projeto não andou por conta de exigências de segurança. "Fundo do baú: juro que nós tentamos. Durante toda minha carreira tentamos fazer um upgrade na velha senhora, mas, no fim, as novas exigências de segurança determinaram o encerramento da produção de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos", lamentou o designer.
Comentários