O Corolla Cross é um dos protagonistas de 2025, sem sombra de dúvidas. Com um ritmo de vendas desde fevereiro que chama a atenção e assusta a concorrência, o Toyota é o segundo SUV mais emplacado do Brasil em 2025 (levando em consideração os emplacamentos até o dia 15 de maio), ficando atrás somente do Volkswagen T-Cross, que parece viver em outra dimensão.
Para se ter uma ideia da impressionante evolução do Toyota Corolla Cross de um ano para o outro, entre janeiro e abril de 2024 foram emplacadas 13.041 unidades do utilitário esportivo médio da marca japonesa contra 19.242 no mesmo período deste ano, o que representa um crescimento forte de 47,5%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já o Honda HR-V, terceiro colocado entre os utilitários esportivos mais vendidos deste ano, saltou de 13.991 exemplares comercializados nos quatro primeiros meses do ano passado para 19.419 de janeiro a abril de 2025, uma alta também expressiva de 38,8%.
E a elevação do Corolla Cross fica ainda mais evidente - e impressionante, também - quando vemos que o Hyundai Creta, quarto SUV mais vendido do Brasil este ano e segundo colocado em 2023 e 2024, sendo também o carro mais emplacado no varejo nos dois últimos anos, evoluiu somente 2,6% do ano passado para esse, passando de 18.935 emplacamentos para 19.430.
A resposta para a pergunta acima é muito simples: vendas diretas. A Toyota, contrariando um pouco da sua tradição estratégica de mercado, começou a olhar com mais atenção para a comercialização focada em frotistas, locadoras e clientes PcD (Pessoas com Deficiência). E isso fica claro quando analisamos os dados da Fenabrave.
De janeiro a abril de 2024 foram vendidos apenas 2.854 Corolla Cross de forma direta contra 6.300 no mesmo período deste ano, o que escancara uma alta de 120,7% de um ano para o outro. E esse tipo de comercialização explodiu para o Toyota graças à versão de entrada XR, que hoje é a mais vendida do modelo ao lado da intermediária XRE - ambas 100% a combustão.
No varejo o Toyota também teve boa elevação, mas bem mais discreta, passando de 10.187 nos quatro primeiros meses do ano passado para 12.942 no mesmo intervalo de tempo de 2025, um crescimento de 27%.
Reparou que até o momento, ao falar de Corolla Cross, um SUV médio, nós apenas mencionamos SUVs compacto: T-Cross, HR-V e Creta? Por conta deste desempenho alucinante em vendas em 2025, o Toyota simplesmente não tem rivais diretos na sua categoria.
Ainda segundo informações da Fenabrave, atrás do Toyota Corolla Cross, que soma (relembrando) 19.242 emplacamentos de janeiro a abril de 2025, está o Jeep Compass, com 17.292 unidades comercializadas, uma diferença significativa de quase 2 mil exemplares.
E o interessante é destacar que o Corolla Cross só superou o Compass após adotar a mesma postura comercial do modelo da Jeep, que sempre foi muito forte nas vendas diretas - e continua sendo. Dessas 17.292 unidades vendidas, 10.173 são de vendas diretas e somente 7.125 no varejo.
Veja também: