(Reykjavík/Islândia) Esqueça a ostentação do Evoque ou o luxo do Vogue, o novo Discovery Sport é o mais racional dos Land Rover. Talvez, por este motivo o modelo foi o escolhido para ser feito no Brasil. A produção começa em 2016, mas antes disso, no primeiro semestre deste ano, o utilitário será trazido ao país. O preço já foi definido tanto para a versão importada quanto para a que será fabricada por aqui, R$ 179.900. A Land Rover só não revelou quais configurações serão oferecidas.
O primeiro contato com o Discovery Sport aconteceu entre as geladas paisagens da Islândia, onde o modelo está sendo exibido para a imprensa mundial. Assim como o pequeno país próximo ao Polo Norte, o novo bebê da família Land Rover revelou uma profusão de detalhes que o torna singular.
Do visual moderno à modularidade interna com seus sete assentos, o utilitário traz uma proposta interessante para quem não abre mão de estilo, boa capacidade off-road e conforto para uma família. Ou seja, bastante racional.
O modelo é 24 centímetros mais comprido que o Evoque, mas buscou no irmão mais caro as linhas fluídas e esportivas da carroceria. Estão lá os faróis alongados, a grade dianteira com duas barras hexagonais, o capô arredondado nas bordas e os marcantes e volumosos para-choques dianteiros e traseiros.
Traços que conquistaram o público e fizeram sucesso com o Evoque. O estilo do Discovery Sport é mais clássico, menos rebuscado, mas igualmente atrativo. Difícil é achar alguma semelhança com o “quadradão” Discovery, de quem recebeu o prenome.
A construção da carroceria misturou aço de alta rigidez, liga de aço de ultra alta resistência e painéis extremamente leves de alumínio. Este último, por exemplo, foi utilizado no capô, nos para-lamas dianteiros, no teto e na tampa do porta-malas. Tudo para reduzir o peso total.
O novo utilitário é 2,39 centímetros mais curto que o irmão de mesmo nome, mas traz uma boa distância entre eixos de 2,74 metros, o que possibilitou a colocação da terceira fileira de assentos opcional (com espaço apenas para acomodar adolescentes, vale ressaltar).
O interior é igualmente clean, sem perder a sofisticação. A ergonomia é boa e encontrar a melhor opção para dirigir é extremamente fácil. A versão testada, HSE, será a mais completa do Discovery Sport e trará regulagens elétricas do banco do motorista e carona, além de três ajustes de memória para o assento.
Quatro adultos viajam com tranquilidade no utilitário e o espaço para o porta-malas é muito bom. Segundo a marca, são 981 litros com a terceira fileira reclinada e que podem chegar a 1.698 litros com a segunda fileira rebaixada. O sistema é intuitivo de ser manejado. Basta apertar um botão no porta-malas para descer os assentos do meio. A tampa traseira também pode ser fechada através de uma tecla (dependendo da versão).
O acabamento, como era de se esperar, é menos luxuoso do que os Range Rover ou até mesmo que o Discovery, há mais plásticos do que nos modelos mais caros da marca, mas ainda assim os encaixes das peças são bons e a qualidade dos materiais está na média do segmento.
Tecnológico
A Land Rover optou por apresentar uma série de novidades tecnológicas na sua linha de utilitários com o novo Discovery Sport. O modelo será o primeiro da marca a receber a nova central multimídia de oito polegadas sensível ao toque. Com a nova interface é possível exibir alguns aplicativos do celular diretamente na tela do equipamento, além disso é possível regular o áudio, a temperatura, ter acesso a informações da tração, do computador de bordo e até de câmeras instaladas ao redor do veículo (dependendo da configuração do modelo).
Na Europa, o sistema de navegação via satélite traz avisos ao vivo da condição do trânsito, visualização de congestionamento e informações de placas nas vias. A Land Rover ainda não informou se esta versão estará disponível para o Brasil.
Uma parte dos veículos levados para a Islândia ainda não tinha a versão mais avançada da central multimídia, porém é certo que o sistema estará disponível nas unidades vendidas no Brasil. Outro item interessante será um inédito head-up display, que projeta informações de desempenho no para-brisa do veículo.
O utilitário traz ainda seis saídas USB e quatro tomadas de 12V (dependendo da versão). Já o ar-condicionado é digital, bizone e tem saídas para as segunda e terceira fileiras, se for o caso. O sistema de som na versão top de linha é da renomada marca Meridian de 825W de potência distribuídos por 17 alto falantes, além de um subwoofer e um amplificador.
Entre os itens a disposição no Discovery Sport o destaque negativo vai para a ausência do piloto automático adaptativo nem mesmo entre os opcionais. Extremamente útil, o equipamento já está disponível no Evoque e, na concorrência, em veículos de categorias inferiores, como o Volkswagen Golf.
On e Off-road
A marca característica de qualquer Land Rover, a boa capacidade off-road, não poderia estar de fora do Discovery Sport. O modelo traz o sistema Terrain Response como item de série em todas as versões. São mais de cinco as opções de superfície: normal, grama/neve/cascalho, lama, buracos e areia. Para mudar a tração basta apertar um botão no painel central (o botão giratório presente em outros modelos da marca foi abandonado).
O Discovery Sport conta com uma tração 4X4 por demanda, podendo funcionar apenas com tração dianteira para economizar combustível ou integral, dependendo da necessidade. Além disso, o modelo traz controle eletrônico de descida, controle de estabilidade de rolagem da carroceria, dinâmico de estabilidade e tração e um equipamento que solta progressivamente o freio para movimentar o veículo em situações de inclinação severa.
Durante o primeiro contato com o Discovery Sport o modelo não teve dificuldades para percorrer estradas de terra cobertas de neve, rodar por rodovias asfaltadas que continham uma fina camada de gelo ou vencer travessias de rios (com menos de 60 cm de profundidade).
O sistema agia em muita sintonia com as condições da pista. Mesmo quando o utilitário perdia a aderência e tendia a sair de lado, o Terrain Response dava um jeito de atuar de forma discreta, sem que o motorista se sentisse anestesiado, como ocorre em outros veículos.
Motorização
Na Europa, o Discovery Sport começará a ser oferecido com duas opções de motores, ambos quatro cilindros turbo. Um a gasolina e o outro diesel. O primeiro, um 2.0L que também está presente no Range Rover Evoque, desenvolve até 240 cavalos de potência máxima. O segundo é um turbodiesel de 2,2L e 190 cv de potência.
A Land Rover confirma, por hora, apenas a vinda do propulsor à gasolina ao Brasil. O motor se mostrou muito bem adaptado ao peso do veículo, chegando a impressionar a suavidade de funcionamento e o baixo nível de ruído do 2.0L. Segundo a marca, o 0 a 100 km/h é feito em 8,2 segundos. Na prática, a aceleração é boa para a proposta do veículo e as retomadas são feitas em segurança.
Já o motor diesel apresentou um pouco mais de ruído, apesar de ter alcançado uma média de consumo de 15,9 km/l em um trecho misto.
Uma parte importante do mérito de desempenho do conjunto mecânico vai para a caixa automatizada de dupla embreagem e nove marchas confeccionada pela alemã ZF. O câmbio é sem dúvida um dos melhores do mundo atualmente. As trocas são realmente imperceptíveis.
Família cresceu
Antes que haja confusão é melhor explicar que o Discovery Sport não é a quinta geração do Discovery. A marca decidiu separar os seus modelos por famílias, como já era feito com a linha Range Rover (Evoque, Sport e Vogue). Phil Hodgkinson, diretor de expansão global da Jaguar Land Rover, explicou que cada família terá uma função. “Os Range Rover continuarão voltados ao luxo e a sofisticação. A família Discovery será a mais versátil e voltada ao lazer, enquanto os modelos da linha Defender serão foco na resistência”.
Estratégias de marketing a parte, o executivo confirmou que o novo Discovery Sport é o sucessor do Freelander 2 (a informação havia sido negada no ano passado durante o Salão Internacional de São Paulo).
Sem dúvida o Discovery Sport herdou a versatilidade que transformou o Discovery em um ícone mundial, porém conseguiu reunir o requinte e a esportivade do Range Rover Evoque e preservando o bom DNA off-road da marca Land Rover.