Dolphin Mini é o 10º carro mais vendido no varejo

É a segunda vez que o hatch elétrico consegue se posicionar tão bem dentro do ranking dos mais vendidos no varejo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dolphin Mini é o 10º carro mais vendido no varejo
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado automotivo brasileiro teve uma surpresa em fevereiro de 2025: um carro elétrico figurando entre os dez mais vendidos no varejo. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o BYD Dolphin Mini garantiu a 10ª posição no ranking com 2.352 unidades vendidas. Essa a segunda vez que "Dolphinho" se mete no Top 10 do varejo - a primeira foi em abril de 2024.

O modelo se destaca em um segmento ainda emergente no Brasil, e demonstra o crescente interesse do consumidor por veículos elétricos acessíveis.

O ranking de vendas no varejo exclui vendas diretas para empresas, como locadoras e frotistas, oferecendo uma visão mais real do que o consumidor final deseja ao escolher um carro. Isso é importante porque muitos modelos que lideram o ranking geral têm grande volume de vendas diretas, distorcendo a percepção do público sobre os modelos preferidos pelos motoristas comuns.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O hatch lidera com folga o ranking dos carros elétricos mais vendidos do Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Um elétrico entre os mais vendidos no Brasil

Ter um carro 100% elétrico entre os dez mais vendidos no varejo é um feito impressionante. Isso mostra que, mesmo com limitações como infraestrutura de recarga e preço, os consumidores estão cada vez mais abertos a essa tecnologia.

O BYD Dolphin Mini se destaca pelo custo-benefício, oferecendo um dos preços mais acessíveis entre os elétricos, além de bom pacote de tecnologia e eficiência energética.

O compacto de emissão zero é, de longe, o carro elétrico mais vendido do Brasil. No ranking geral, que considera as vendas diretas somadas às do varejo, o modelo ocupa a 20ª posição. O segundo modelo elétrico mais emplacado, o irmão maior, o Dolphin "comum", aparece somente na 31ª posição.

Lançado há pouco mais de um ano, o Dolphin Mini é oferecido em duas versões, com quatro ou cinco lugares, com preços de R$ 118.800 e R$ 122.800, respectivamente.

No padrão PBEV do Inmetro, o carro tem autonomia de 280 quilômetros e potência de 75 cv, a mesma de um Fiat Mobi, por exemplo. Já o torque é de 13,7 kgfm.

A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 14,9 segundos e a velocidade máxima é 130 km/h.

Apesar de ser pequeno, o porta-malas de 230 litros é maior que o do próprio Mobi, que tem apenas 200 litros.

O segundo melhor mês do BYD Dolphin Mini

Embora fevereiro tenha sido um ótimo mês para o BYD Dolphin Mini, este não foi seu melhor desempenho no varejo. O modelo já havia conseguido um feito ainda mais significativo em abril de 2024, quando atingiu a 9ª posição entre os mais vendidos no varejo, com 3.015 unidades comercializadas.

Esse desempenho reforça que há uma demanda crescente por elétricos no país, especialmente quando há incentivos e oferta adequada de produtos competitivos.

A presença do BYD Dolphin Mini entre os mais vendidos reforça que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento às opções elétricas, especialmente quando são oferecidas a preços competitivos.

O domínio dos SUVs no top 10

Outra curiosidade do ranking de fevereiro é que seis dos 10 modelos mais vendidos no varejo são SUVs - ou seja, 60% da lista. O Hyundai Creta foi o campeão, seguido pelo Honda HR-V e pelo Toyota Corolla Cross, confirmando a preferência do brasileiro por esse tipo de veículo, que combina espaço interno, altura elevada e design robusto.

Outros modelos como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e BYD Song também figuram no ranking.

Entre os hatches, além do Dolphin Mini, Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 também estão entre os 10 carros mais vendidos no segmento.

O Hyundai Creta é o carro mais vendido do Brasil no varejo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Tags:BYD
Comentários