O canal de notícias da Webmotors

Elétrico Lightyear pode rodar meses sem recarga

Equipado com placas solares, carro desenvolvido por empresa holandesa chegará ao mercado europeu em novembro

por Evandro Enoshita

Já imaginou poder rodar com um automóvel elétrico sem precisar plugá-lo na tomada com frequência? Essa é a proposta do Lightyear 0, modelo projetado pela startup holandesa Lightyear. O carro foi equipado com painéis solares para permitir a recarga automática da bateria.

O Lightyear 0 é um cupê de quatro portas equipado com 5 m² de placas solares instaladas no teto e capô. De acordo com o fabricante, esses painéis podem permitir que um usuário que rode cerca de 70 quilômetros por dia fique até sete meses sem ligar o automóvel na tomada.


É claro que esse resultado impressionante não seria possível apenas com o uso das placas solares. Foi necessário tornar o modelo mais leve e eficiente no aspecto aerodinâmico. Para isso, o "0" ganhou um uma carroceria projetada para cortar o vento com mais facilidade , cujo coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,19. Vale lembrar que quanto menor esse número, melhor é a aerodinâmica do veículo - normalmente os carros de passeio comuns têm Cx em torno dos 0,24. E mais: como a carroceria é feita em fibra de carbono reciclada, o carro  de 5,08 m de comprimento pesa apenas 1.575 quilos. Ou seja, 240 quilos a menos do que um híbrido BMW 330e, que tem quase 40 cm a menos.


O Lightyear 0 está equipado com quatro motores elétricos (um em cada roda), que desenvolvem a potência combinada de 177 cv. Com uma bateria de 60 kWh, o elétrico solar pode rodar até 625 quilômetros apenas com a energia da tomada. O carro ainda acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h.


A lista de equipamentos desse elétrico solar inclui bancos aquecidos e interior com revestimentos veganos, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas e Android OS, controlador automático de velocidade de cruzeiro e "app" que transforma o smartphone em chave.
Segundo a fabricante, os carros serão produzidos pela empresa finlandesa Valmet e os primeiros exemplares de produção chegam às ruas em novembro. O lote inicial terá 946 unidades, com custo individual de 250 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão).

Comentários

Carregar mais