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Elétricos: investimentos previstos de R$ 1 trilhão

Nos últimos meses, algumas das principais marcas de carros divulgaram planos de aporte na produção de modelos á bateria

por Guilherme Silva

Os carros elétricos ainda parecem distantes da nossa realidade, mas as montadoras pretendem investir pesado em veículos movidos a bateria nos próximos anos. Alguns fabricantes anunciaram, nos últimos meses, aportes bilionários para o desenvolvimento de novos veículos elétricos.
Embora estes planos contemplem inicialmente mercados desenvolvidos, como Europa e Estados Unidos, o Brasil certamente será impactado de alguma forma, mais cedo ou mais tarde, com a chegada de modelos e tecnologias inéditos.
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Somados, os investimentos anunciados recentemente por BMW, Ford, General Motors, Jaguar Land Rover e Volkswagen totalizam pouco mais que R$ 1 trilhão na cotação atual. O prazo para a concretização dos aportes varia entre 2025 e 2040, de acordo com a empresa.

Investimentos em carros elétricos

Ford

Pouco depois de anunciar o fim da produção de veículos no Brasil, a Ford divulgou que investirá cerca de US$ 22 bilhões (R$ 116 bilhões) no desenvolvimento de carros elétricos até 2025. Já é produzido nos EUA o Mustang March E. Além do aporte acima, a marca pretende investir mais US$ 7 bilhões (R$ 37 bilhões) em veículos autônomos, segmento que ficará sob responsabilidade da Argo Al, uma startup que tem a Ford e a Volkswagen como acionistas.  Mustang March E

Entre os planos da Ford está o investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,2 bilhões) para a construção de uma fábrica de carros de passeio totalmente elétricos na Alemanha. O primeiro modelo será lançado no mercado europeu em 2023. Uma linha premium, baseada na marca de luxo Lincoln, também está prevista para os próximos cinco anos.

General Motors

Há algumas semanas, a GM anunciou que lançará somente veículos elétricos até 2035, uma vez que a empresa tem planos de tornar a sua operação global carbono neutro até 2040. Serão investidos US$ 27 bilhões no período (R$ 142,5 bilhões) , o que inclui a criação de uma linha premium da marca Cadillac.

E esse processo de transição para os elétricos inclui o Brasil. Atualmente, a GM comercializa apenas o Bolt (R$ 260.790), mas novos modelos devem chegar por aqui nos próximos anos. Recentemente a marca norte-americana lançou o Bolt EUV, o SUV do segmento, que deve chegar por aqui em breve.

Grupo Volkswagen

O conglomerado empresarial - que também é dono das marcas Audi, Bentley, Bugatti e Porsche - investirá nada menos que US$ 86 bilhões (R$ 454 bilhões) em tecnologias relacionadas à eletrificação de automóveis e veículos comerciais. Desse montante, US$ 41 bilhões (R$ 216,4 bilhões) serão destinados no desenvolvimento de carros totalmente elétricos.
De acordo com o Grupo Volkswagen, a meta é lançar 70 modelos movidos a eletricidade até 2030. Atualmente, 20 deles já estão em produção. Há perspectivas de fabricar cerca de 26 milhões de carros elétricos até 2030 (aproximadamente 20% do volume de automóveis previstos pelo grupo para esta década).

Além de confirmar esse investimento, a Volkswagen também concretizou a compra de metade das ações da empresa que controla a JAC Motors para expandir a produção de elétricos na China. O acordo, por ora válido apenas no mercado chinês, custou 1 bilhão de euros (R$ 6,4 bilhões) aos cofres da empresa alemã.

Jaguar Land Rover

Controlada pela empresa indiana Tata Motors, a Jaguar Land Rover anunciou há alguns dias que todos os carros da marca Jaguar serão elétricos a partir de 2025. Serão investidos US$ 17 bilhões (R$ 89,7 bilhões) para atingir a neutralidade de carbono até 2039.
Em contrapartida, a empresa antecipou que a transição para veículos elétricos resultará na redução de postos de trabalho no Reino Unido. A empresa diz que não tem planos de fechar nenhuma fábrica. A planta da Jaguar, na Inglaterra, será responsável pela produção da nova plataforma de veículos 100% elétricos.

Já a Land Rover manterá SUVs com motores a combustão, mas lançará seis modelos totalmente elétricos a partir de 2024.

BMW

A marca alemã confirmou mais de 30 bilhões de euros (R$ 192,5 bilhões) em investimentos em pesquisa e desenvolvimento na mobilidade elétrica até 2025. Pelo menos 25 modelos 100% elétricos e híbridos devem ser lançados nos próximos dois anos.

O plano prevê a reestruturação de quatro fábricas na Alemanha, sendo que a unidade de Dingolfing será responsável pela produção de 500 mil veículos eletrificados a partir de 2022.

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