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Entenda as vantagens do eixo traseiro direcional

Dispositivo eletrônico que gira as rodas de trás do carro ao mesmo tempo em que as da frente melhora dirigibilidade

por Fernando Miragaya

Volta e meia você lê aqui no WM1, provavelmente sobre algum carro caro ou de marca premium, o termo "eixo traseiro direcional". De bate-e-pronto, quando o veículo entra na curva, esse dispositivo eletrônico também gira levemente as rodas de trás, inclusive no sentido diferente às da frente. Como assim?
É isso mesmo. Em geral, em velocidades de até 50 km/h, o equipamento move os aros traseiros no sentido contrário ao dos dianteiras. Para quê? Isso exige menos esforço do carro e do motorista para fazer a curva ou para estacionar, já que torna o diâmetro de giro do volante menor. Além disso, a direção fica com respostas mais precisas e diretas.
Já em velocidades maiores, o eixo traseiro direcional movimenta as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras. Com isso, o carro oferece maior estabilidade e dirigibilidade, seja em uma curva ou em uma manobra mais brusca na estrada. Detalhe que, conforme a situação, as rodas de trás podem se mover tanto para um lado como para o outro.
Uma das marcas que mais usa o eixo traseiro direcional é a Audi. Nos SUVs Q7 e Q8, por exemplo, as rodas de trás giram 1,5 grau no mesmo sentido quando os veículos estão em alta velocidade. E 5 graus no sentido inverso quando em baixa velocidade e em manobra de estacionamento.

Veja como funciona o eixo traseiro direcional no Q7



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