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F-150 híbrida na Argentina tem preço de Mustang

Consumo de combustível da nova picape chega a ser 30% menor que o da versão Lariat Luxury, outra vendida no país vizinho

por Guilherme Silva

Sucesso de vendas nos Estados Unidos, onde foi lançada no ano passado, a Ford F-150 híbrida foi apresentada na Argentina. No nosso vizinho, o modelo chega para complementar a linha de picapes, atualmente formada pela Ranger produzida localmente, a mexicana Maverick, a tailandesa Ranger Raptor e as norte-americanas F-150 Lariat Luxury V8 e F-150 Raptor V6 biturbo.

Batizada de F-150 HEV PowerBoost, a picape híbrida é movida pelo motor EcoBoost 3.5 V6 biturbo a gasolina, combinado a um propulsor elétrico de 47 cv. No total, o conjunto fornece 436 cv e 78,7 kgf.m de potência e torque, respectivamente.
A bateria de 1,5 kWh de capacidade é recarregada pelo motor V6 a combustão, que atua como gerador, e durante as frenagens. A transmissão automática de 10 marchas gerencia a força do conjunto motriz e a envia ao eixo traseiro ou às quatro rodas por meio do sistema 4x4 temporário com reduzida.

F-150 híbrida tem autonomia de 1.100 km

De acordo com a Ford, a picape tem autonomia de até 1.100 km com uma única carga da bateria de íons de lítio. Já o consumo de combustível chega a ser 30% menor que o da versão F-150 Lariat Luxury, esta movida pelo motor 5.0 V8 aspirado a gasolina de 400 cv e 55,2 kgf.m.
Entre os muitos equipamentos de série, a F-150 HEV PowerBoost conta com diversas tecnologias de condução semi-autônoma (controle de cruzeiro adaptativo, frenagem emergencial, entre outros) e o sistema Pro Power Onboard, que funciona como uma fonte de eletricidade para equipamentos e ferramentas de uso profissional com até 2,4 kW de potência.

A picape, que tem garantia de três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro), é a segunda mais cara da gama F-150 na Argentina: 10.738.000 pesos (o equivalente a R$ 556 mil na cotação atual). A versão F-150 Lariat Luxury V8 tem preço sugerido de 9.084.000 pesos (R$ 470 mil), enquanto a nervosa F-150 Raptor V6 biturbo de 450 cv custa 12.391.000 (cerca de R$ 641 mil).
Para efeito de comparação, a picape híbrida chega ao mercado argentino com preço equivalente ao do Mustang. No país vizinho, o esportivo custa 10.535.000 pesos (R$ 545 mil), na versão GT, enquanto a variante Mach 1 parte de 11.739.000 pesos (R$ 607.300).

Será que chega ao Brasil?

A Ford F-150 é cogitada no Brasil há alguns anos. A marca do oval azul já testa o modelo no país, mas desconversa quando questionada sobre a comercialização da picape em nosso mercado. No entanto, a nova fase da Ford, que passou a vender apenas veículos importados após o fechamento das fábricas de Camaçari (BA) e São Bernardo do Campo (SP), pode ser um indicativo de que a empresa pretende incrementar o seu portfólio por aqui.
Vale lembrar que no seu primeiro ano como importadora, a Ford teve como principal produto de seu portfólio no Brasil justamente uma picape. A Ford Ranger foi o modelo mais vendido pela marca norte-americana por aqui no ano passado, com um total de 20.499 unidades emplacadas. Foram vendas superiores às registradas em 2020, quando a marca vendeu 19.833 Ranger. O SUV Territory vendeu 2.231 unidades em 2021, e o Bronco Sport, 1.053.
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